Passar para o conteúdo principal

Infanta D. Maria de Portugal

Imagem Cozinha com Historia
Infanta D. Maria de Portugal
Tipo de conteúdo
Cozinha com Historia
Infanta D. Maria de Portugal
Texto Cozinha com Historia

No Dia Internacional da Mulher resolvemos dar destaque, na nossa rubrica 'Pessoas da História', a uma personalidade feminina. Será a primeira senhora a fazer parte desta galeria de ilustres. Trata-se da filha de D. Duarte, neta do rei D. Manuel I, a Infanta D. Maria de Portugal, Duquesa de Parma e Placência. Pode-se dizer que esta senhora levou para a corte italiana o livro mais antigo de receitas em português (atribuído aos séculos XV e XVI) - O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal. 

Casou-se em Bruxelas com Alexandre Farnésio, Duque de Parma e Placência e quando viajou com o marido para Itália levou consigo o manuscrito de 73 folhas encadernado em carneira que, hoje, pertence à Biblioteca Nacional de Nápoles e tem o nome de O Códice Português I. E. 33. Este pode ter sido um guia de cozinha para a singela corte que acompanhou D. Maria.

O livro com 67 receitas está escrito com 6 caligrafias diferentes e dividido em 4 cadernos que mais tarde se uniriam num único volume: caderno de manjares de carne, caderno de manjares de ovos, caderno de manjares de leite e caderno de manjares de conserva.

O mais antigo livro de cozinha português permite-nos conhecer os alimentos consumidos na época, formas de confecionar, as técnicas e os utensílios utilizados. Ou seja, desvenda, um pouco a tradição gastronómica quinhentista. Um das coisas que este livro nos revela é que a carne, por esta altura, era a base da alimentação, embora seja o alimento mais repudiado pela Igreja. Mas verdade seja dita, o livro da Infanta D. Maria nada refere em relação à abstinência… aliás só existe uma receita de pescado no livro. Os ovos são outro alimento em grande destaque.

Que tal fazer em casa uma receita com toque quinhentista? Sugerimos os pastéis de carne. Esta proposta é uma abordagem de Guida Cândido, autora dos livros Cinco Séculos à Mesa - 50 Receitas com História e Comer Como uma Rainha - O receituário real do século XVI ao século XX, ambos com a chancela da Dom Quixote, Guida Cândido é, também, investigadora do Centro de Estudos Clássicos e humanísticos da Universidade de Coimbra.

Esta receita pode, também, ser preparada com massa folhada (que na época não seria, certamente, conhecida) embora a autora admita que os pastéis não fiquem com tão bom resultado. Esta receita utiliza carne da vaca, embora na receita original fosse confecionada, também, com carne de carneiro ou porco.

Um agradecimento muito especial à Guida Cândido. Foi graças ao seu livro Cinco séculos à mesa que nos foi possível concretizar este tributo à Infanta D. Maria de Portugal no Dia Internacional da Mulher.

Imagem: Por Workshop of António Mouro - www.servizi.comune.parma.it : Home : Info, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3177484