Da nossa rubrica Livros com Sabor, para acompanhar a leitura do livro "Baunilha e Chocolate"
Para a massa:
1 porção de massa de choux
Para o recheio:
1 porção de creme pasteleiro
Para a cobertura:
100 g de chocolate negro
1 colher de sopa de óleo de coco
Cacau em pó q.b. para polvilhar
1. Forre dois tabuleiros com papel vegetal e, com a massa choux colocada num saco de pasteleiro com boquilha em forma de estrela, estenda porções de massa com cerca de 10 cm de compri-mento. Caso a boquilha seja muito estreita, forme duas camadas.
2. Deixe um espaço com cerca de 5 cm entre cada éclair e leve ao forno a 180 e deixe cozer por 30 minutos.
3. Assim que os éclairs estiverem cozidos e ja arrefe-cidos, com a ajuda de uma faca pequena, faça dois furos na base de cada um.
4. Coloque o creme num saco de pasteleiro com uma boquilha lisa de 4 a 6 mm e recheie os éclairs, até sentir que ficam pesados e bem preenchidos com o creme. Reserve no frio durante 15 minutos.
5. Entretanto, corte o chocolate em pedaços pequenos e leve-o, juntamente com o óleo de coco, a derreter no micro-ondas ou em banho-maria.
6. Mergulhe o topo dos éclairs no chocolate e vire-os imediatamente. Se sentir alguma dificuldade neste processo, pode aplicar a cobertura de chocolate com a ajuda de um pincel.
7. Leve os éclairs novamente ao frio durante 15 minutos.
8. Disponha os éclairs na bancada da cozinha ou numa tábua e tape-os com uma folha de papel vegetal, para que fiquem apenas cerca de 2 cm destapados.
9. Coloque o cacau num coador de rede fina e polvilhe os éclairs. Remova o papel com cuidado e sirva.
Cereais que contém glúten, leite e produtos à base de leite (incluindo lactose), ovos
Mais receitas