O romance Baunilha e Chocolate, de Sveva Cassati Modignani a popular autora da ficção italiana, transporta-nos para a vida conjugal de Penelope e Andrea, duas pessoas de carácter e sensibilidade muito diferentes que partilham um casamento de 18 anos, com três filhos e com altos e baixos, mas que entra em determinada altura em rutura. Penelope cansada das traições do marido e desiludida com o seu comportamento egoísta e infantil, abandona-o, para refetir sobre a forma de salvar a sua união e deixa-o a braços com os mil e um problemas da família…. Ela, entretanto, delicia-se e realiza
… algumas incursões furtivas à pastelaria da esquina, onde se consolava de com éclairs de baunilha e chocolate.
Para Andrea é um choque, porque sempre considerou Penelope como a única mulher da sua vida. Para ambos, a separação é a oportunidade para fazerem um balanço das suas respetivas existências, para olharem para dentro de si mesmos. Para Penelope, o encontro de um novo amor devolve-lhe a fé e a confiança e traz-lhe um presente inesperado.
Contudo, neste percurso vivido pela separação, os dois protagonistas descobrem que o amor que os uniu ainda está vivo.
Do “Querido Andrea, desgraça da minha vida” ao “Às vezes, a felicidade regressa” estão mais de 400 páginas descritivas, cheias de humor e comoventes na forma em como a autora regista as fraquezas humanas.
É também um livro cheio de sabores, desde os clássicos baunilha e chocolate apreciados num éclair ou num gelado, até aos mais rurais, que emergem de uma simples maçã cozida ou num creme de legumes ou o tradicional risotto.
Enquanto não folheia o livro, pode experimentar a receita de éclairs do chef Rui Ribeiro.