O Bolo Real é uma das várias especialidades da Antiga Casa Faz-Tudo, que existiu na vila de Cascais, no início do século xx, e que é referida por Alberto Pimentel, em Cascaes (In Sem Passar a Fronteira), cuja receita não é descrita. Este é um bolo da região do Alentejo, referido em várias publicações na área da doçaria. Esta receita é baseada na obra Cozinha Tradicional Portuguesa, de Maria de Lourdes Modesto.
Também Alfredo Saramago a incluiu na sua obra Cozinha de Lisboa e Seu Termo. Trata-se de uma receita de origem conventual. Na região de Évora, onde se confirma a existência de vários conventos,
e muito próximo de Vila Viçosa, onde o rei D. Carlos passava grandes temporadas, existem registos da produção deste bolo, que estava sujeito à «finta», um imposto cobrado já no século xix. Assim, é provável, que este bolo tenha vindo para Cascais através da presença da Corte.
3 ovos
3 gemas
250 g açúcar
250 g de amêndoa moída
5 g de canela em pó
125 g de doce de chila
Raspa de 1 limão
15 g de manteiga
20 g de farinha
Fios de ovos q.b.
Calda de açúcar
300 g de açúcar
150 g de água
1. Bata os ovos (os inteiros e as gemas) com o açúcar até obter um creme fofo.
2. Em seguida misture a amêndoa moída, a canela, o doce de chila e a raspa de limão. Envolva bem
todos os ingredientes.
3. Unte uma forma redonda e baixa com manteiga e polvilhe com farinha.
4. Verta a massa para a forma e leve a cozer a 170 ºC, cerca de 45 minutos. Depois de cozido desenforme e deixe arrefecer.
5. Calda de açúcar: Faça a calda de açúcar, até atingir o ponto de voar (110 ºC). Retire do lume, verta para uma tigela e bata energicamente até se tornar uma massa de açúcar opaca. Barre a superfície
do bolo com esta massa.
6. Disponha os fios de ovos à volta, deixando um círculo no centro, a imitar uma coroa.
Cereais que contêm glúten e produtos à base destes cereais;
Ovos e produtos à base de ovos;
Leite e produtos à base de leite;
Frutos de casca rija.
Mais receitas