Em Cascais, as crianças há muito que festejam o Dia do Pão-por-Deus. Antigamente, grupos separados por rapazes e raparigas percorriam as ruas das aldeias, batiam às portas dos casais e quintas, faziam soar as sinetas das casas mais abastadas e entoavam: “Dê o Pão-por-Deus!”. Guardavam as ofertas — pão condutado de queijo ou chouriço, nozes, figos, romãs e, nas casas mais ricas, até algum dinheiro — em saquinhos de talagarça ou pano quadrejado. No Estoril, debaixo das arcadas, eram senhoras ricas quem distribuía o Pão-por-Deus aos grupos de crianças. Em casa, as iguarias eram depois partilhadas com toda a família.
Hoje, a tradição mantém-se sobretudo no interior do concelho e nos bairros em redor da vila, já sem a urgência da fome de outros tempos, mas sempre com a alegria que as crianças sabem transmitir.
A 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, continua a ser habitual ver grupos de crianças a ir de porta em porta pedir o Pão-por-Deus. A prática remonta pelo menos ao século XV, quando a distribuição de alimentos aos mais pobres passou a estar associada a esta data. Após o terramoto de 1755, o pedido “Pão, por Deus” ganhou ainda mais força, intensificando-se o costume de oferecer pão, bolos ou outras comidas em troca de orações pelos mortos.
É neste contexto que surge também o bolo Santoro, hoje ligado à tradição do Pão-por-Deus.
1 kg farinha de trigo sem fermento
100 g manteiga amolecida
140 g açúcar amarelo
20 g de mel
1 colher de sopa canela em pó
200 ml água morna
30 g fermento de padeiro
1 colher de sobremesa de
erva-doce
1 colher de sobremesa de
noz moscada
1 limão grande (raspa)
200 g de passas de uva
5 ovos
1 ovo gema para pincelar
1. Dilua o fermento na água morna.
2. Num recipiente coloque a farinha e junte todos os ingredientes secos.
3. Adicione os ovos um a um e vá mexendo sempre.
4. Adicione a água com o fermento.
5. Amasse com as mãos até envolver toda a massa.
6. Tape com película e deixe repousar, em local quente, 1 hora.
7. Depois da massa estar levedada, separe em pequenas porções e faça bolas. Coloque no tabuleiro. Deixe repousar alguns minutos.
8. Pincele os santoros com a gema de ovo e salpique com açúcar.
9. Leve a cozer em forno pré-aquecido, a 200ºC aproximadamente 15/20 minutos.
Mais receitas