A Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, em Cascais, é uma celebração muito especial para os cascalenses e tornou-se recentemente Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Esta procissão, que é uma tradição que remonta a 1942, marca um momento de fé, em que todos se unem para homenagear a padroeira e protetora dos pescadores - Nossa Senhora dos Navegantes, que protege os homens do mar e suas famílias e a cultura piscatória de Cascais “Vila de Reis e de Pescadores”. A procissão começa na Igreja da Nossa Senhora da Assunção, de onde os andores com as imagens de devoção partem por terra até ao cais da Praia da Ribeira onde são colocados nas embarcações de pesca. De seguida, os barcos seguem até à zona da Guia, onde é prestada homenagem aos pescadores falecidos no mar, às suas famílias e aos pescadores no ativo. Neste momento, soam as buzinas dos barcos e são lançadas flores ao mar.
Este ano, esta celebração decorreu no domingo, dia 3 de setembro, um dia marcado pelo espírito de festa e confraternização, que envolve tanto os rituais religiosos como a música e o ambiente de alegria e festa no encerramento das Festas do Mar.