Passar para o conteúdo principal

Maria de Lourdes Modesto

Imagem Cozinha com Historia
Maria de Lourdes Modesto
Tipo de conteúdo
Cozinha com Historia
Maria de Lourdes Modesto
Subtítulo Cozinha com Historia

Maria de Lourdes Modesto, “ A Diva da Gastronomia” celebrou 90 anos

Texto Cozinha com Historia

Quem diria que uma jovem alentejana, professora de Economia Doméstica, na escola velha do Liceu Francês, se iria tornar na personalidade mais importante da cozinha em Portugal no século XX? Até nos atrevemos a dizer que Maria de Lourdes Modesto foi a primeira grande influencer do nosso país, na área da gastronomia. Ela ditou tendências, influenciou, transmitiu motivação para as pessoas irem para a cozinha e ganhou admiradores de todas as idades. Ótima no direto e no improviso entrou na casa dos portugueses durante 12 anos como se fosse uma grande amiga.

Maria de Lourdes Modesto captou a atenção da RTP, quando a estação televisiva foi fazer uma reportagem ao Liceu Francês sobre a peça Moliére. A jovem professora destacou-se pela sua atuação. Foi, então, convidada para estar à frente de um programa cultural, o qual recusou, aceitando fazer algo pensado para as mulheres, que iria mudar para sempre a sua vida.

Em 1958, um ano depois do nascimento da televisão, no nosso país, Maria de Lourdes Modesto fez-se notar quando, em direto, apresentou como cozinhar e comer alcachofras. Tirou uma pétala da alcachofra, mergulho-a no molho e chupou-a. Este gesto provocou sensação. O país rendeu-se. Todos queriam ver aquela elegante senhora a cozinhar. E assim começaram 12 anos de carreira de sucesso na televisão. O programa chamava-se “Culinária”, era transmitido a seguir ao Telejornal e foi o mais famoso de todos os tempos nesta área. 


A cozinha portuguesa não é só uma cozinha de sabores, é principalmente uma cozinha de emoções.

Grande apaixonada pela cozinha alentejana, estudou culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas. Durante os seus, quase, 70 anos de carreira, destacam-se dois grandes projetos de vida. Um ligado à FIMA (Margarina Vaqueiro) onde desenvolveu 31 anos de uma relação profissional, criando livrinhos de receitas de nível médio/elevado que eram enviados para as pessoas em troca de 5 invólucros de Vaqueiro.

O outro projeto, que avançou depois da televisão, foi o literário em parceria com a Verbo, a principal editora portuguesa daquela época. Estudou a fundo e organizou todo o seu conhecimento sobre o receituário e cozinhas regionais, trazendo à luz do dia a Grande Enciclopédia da Cozinha e Cozinha Tradicional Portuguesa. Lançou um concurso para receber receitas de várias regiões do país. O desafio foi de tal forma um sucesso, que recebeu milhares de receitas. Selecionou algumas que nos anos 80 foram publicadas o livro Cozinha Tradicional Portuguesa.

Muitos dos grandes cozinheiros e chefs do nosso país viram em Maria de Lourdes Modesto, mulher de críticas construtivas, a sua grande inspiração. Ela já apadrinhou muitos projetos literários de chefs portugueses sendo uma das primeiras pessoas a ter contacto com o, então ainda projeto, Receitas de Reis e Pescadores, da Câmara Municipal de Cascais, livro que reúne o património gastronómico do nosso concelho.

A equipa Cascais Food Lab tem um grande carinho e admiração por esta estudiosa, pioneira e líder, que escolheu Cascais para viver. No nosso espaço, a bíblia da gastronomia Portuguesa do século XX – Cozinha Tradicional Portuguesa, terá um lugar muito especial e será, certamente muito utilizada!