Esta receita resulta de uma reinterpretação da receita tradicional de lebre com feijão branco e nabos. No sentido de tornar a receita mais atual em termos de tendências gastronómicas, optou-se por confecionar o feijão num puré e, no prato, juntar nabo em quadrados pequenos e subtis, dando um aspeto que se afasta do guisado da receita original. Entre os produtos cultivados na zona saloia de Cascais, o feijão e os nabos ocupavam um lugar relevante, o feijão no verão, guardando-se depois seco para o inverno, e os nabos cultivados no inverno. O feijão é originário da América e pensa-se que os portugueses foram responsáveis pela sua introdução na Europa. É um dos produtos mais utilizados na cozinha portuguesa, especialmente no Norte, por exemplo em sopas e na tradicional feijoada à portuguesa.
Autoria da receita: Anna Lins & alunos do 3.º ano da licenciatura em Produção Alimentar em Restauração da Escola Superior de Hotelaria do Estoril
1,2 kg de lebre
Sal q.b.
Pimenta q.b.
4 dentes de alho
00 ml de vinho branco
10 ml de vinagre
3 folhas de louro
2 cebolas picadas
100 ml de azeite
600 g de feijão branco cozido
200 g de nabos cozidos
1. Faça uma marinada, de preferência de véspera, com a lebre partida aos bocados, sal, pimenta, 1 dente de alho esmagado, vinho branco, vinagre e 2 folhas de louro.
2. Faça um refogado com metade da cebola, 1 dente de alho picado, azeite e 1 folha de louro. Acrescente a lebre escorrida. Deixe cozer.
3. Refogue a outra cebola e 2 dentes de alho em azeite, junte o feijão e 2/3 do nabo. Deixe cozinhar um pouco, tempere e reduza a puré.
4. Corte o restante nabo em cubos, salteie em azeite, tempere e sirva a acompanhar.
5. Sirva com uma salada de alface, tomate cherry e rabanetes.
Mais receitas