Passar para o conteúdo principal

Festejos de Santo António

Imagem Cozinha com Historia
Festejos de Santo António
Tipo de conteúdo
Cozinha com Historia
Festejos de Santo António
Subtítulo Cozinha com Historia

Em 2024, além das marchas populares recriadas em 2012, Cascais retomou, no dia 13 de junho, uma tradição, que remonta a 1959 (interrompida em 2008), a Procissão de Santo António, padroeiro do concelho.

Texto Cozinha com Historia

O cortejo religioso é precedido pela bênção da imagem do Santo, junto à Cidadela de Cascais, onde se aquartelou o Regimento de Infantaria N.º 19, que nas batalhas da Guerra Peninsular (1807-1814) fazia seguir à frente das tropas, montada numa mula branca, uma imagem similar, hoje preservada no Museu do Buçaco. A procissão, conta com guarda de honra de militares trajados com uniformes do século XIX, como os do Regimento de Cascais, percorre algumas das mais antigas vias da vila, terminando na Igreja Matriz, onde a imagem ficará exposta para veneração.

Estas manifestações religiosas e populares, em honra um dos santos mais populares de Portugal têm também associada uma tradição alimentar, característica do mês de junho, onde se propagam os arraiais populares nas várias localidades, organizados por associações juvenis e recreativas do concelho. Além da música popular não faltam pratos como:

 

  • Caldo Verde

A típica sopa portuguesa - caldo verde - marca presença nas ementas de rua. Este creme de batata e couve portuguesa desfiada foi sempre associada a festividades como casamentos e celebrações religiosas, tal como o Santo António.

 

  • Sardinhas assadas 

Esta celebração é também chamada de "festival da sardinha", por isso é fácil imaginar qual é a principal comida consumida nesta época. As sardinhas assadas são um dos pratos favoritos dos locais. Deste modo, durante o mês de Junho, Lisboa fica coberta por uma nuvem de fumo de churrasco, com o cheiro a pele estaladiça de sardinha.

 

  • Bifanas, chouriço e couratos

Se prefere a carne ao peixe, não faltarão outros petiscos tradicionais. Os petiscos de carne mais típicos são à base de carne de porco, incluindo chouriço assado, pão com chouriço e bifanas, ou seja, sandes de carne de porco à portuguesa.

 

  • Farturas e churros

Estes doces fritos não são especificamente das festas do Santo António, mas são uns doces obrigatórios durante a maioria das comemorações de rua por todo o país. Enquanto os churros consistem em tiras finas de massa, as farturas são maiores, os tubos de massa são mais grossos e levemente crocantes por fora, mas macios por dentro. Podem ser consumidos polvilhados com açúcar e canela, ou recheados com creme, chocolate ou geleias de fruta.