Receita baseada nas obras Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa, de Maria Emília Cancella de Abreu, e Mariscos: os frutos do mar, da autoria de Mário Varela Soares. Maria Emília Cancella de Abreu refere que «esta receita de espetadas de mexilhão teve origem na vila piscatória de Cascais há cerca de dois séculos», lamentando que se trate de uma receita esquecida, não havendo nenhuma casa que a apresente como sua especialidade.
2 kg de mexilhão grande
50 ml de azeite
3 dentes de alho
100 g de fatias de bacon meio gordo
125 g de pimentos verdes
2 tomates maduros, mas rijos
1 cebola
Pimenta branca em pó q.b.
Sal q.b.
Molho
1/2 cebola média
1 dente de alho
1 raminho de salsa
1 ovo cozido
50 ml de azeite
10 ml de vinagre de vinho branco
Pimenta branca em pó q.b.
Sal q.b.
1. Lave bem os mexilhões e limpe as cascas.
2. Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados. Tempere com sal e pimenta e leve a lume brando. Assim que começar a ferver deite os mexilhões que, ao abrirem, se vão retirando.
3. Coloque cada um dos elementos em espetos, distribuídos do seguinte modo: um mexilhão (se forem pequenos coloque dois ou três), um quadrado de bacon, um quadrado de pimento e meio gomo de tomate com pele, e assim sucessivamente até os espetos ficarem cheios. Coloque um gomo de cebola em cada uma das pontas da espetada.
4. Leve os espetos ao forno e retire assim que o tomate e o pimento estiverem assados.
5. Sirva com salada de alface e com o molho à parte.
6. Molho: Pique finamente a cebola, o alho e a salsa. Esmague a gema do ovo cozido. Misture estes quatro ingredientes com o azeite e o vinagre, previamente batidos em conjunto. Tempere com a pimenta e o sal e sirva de imediato para não deslassar.
Ovos e produtos à base de ovos;
Dióxido de enxofre e sulfitos em concentrações superiores a 10mg/kg ou 10mg/L em termos de SO2 total;
Moluscos e produtos à base de moluscos.
Mais receitas