Passar para o conteúdo principal

Tarte de limão do Harveys

Imagem da Receita
Tarte de limão do Harveys
Categoria
Tarte de limão do Harveys
Autor da receita
Livro "O Diabo na Cozinha" de Marco Pierre White
Subtítulo da Receita

Esta receita foi retirada do livro "O Diabo na Cozinha" do Chef Marco Pierre White e apresentada pelo Chef Afonso Blazquez num Showcooking que decorreu no espaço do Cascais Food Lab. À receita original foi introduzido um merengue italiano.

Ingredientes

Massa folhada

500 g de farinha

175 g de açúcar em pó

250 g de manteiga sem sal,

à temperatura ambiente

Raspa de um limão

1 vagem de baunilha aberta

1 1/2 ovo batido
 

Recheio de Limão

9 ovos

400 g de açúcar ultrafino

Raspa de 2 limões

Sumo de 5 limões

1 chávena de natas gordas


Merengue italiano

4 claras de ovo

250 ml de açúcar

220  ml de água

Serve
4 pessoas
Dificuldade
Média
Receita

1. Preparação da Massa: Polvilhe uma superfície de trabalho com a farinha e o açúcar em pó e misture-lhes a manteiga. Faça um poço no centro e deite nele a raspa de limão e as sementes raspadas da vagem de baunilha. Junte os ovos. Amasse com os dedos a mistura, o mais depressa que conseguir, até formar uma massa sem grumos. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora, no mínimo. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma plana com base removível com cerca de 20 cm de diâmetro por 1,5 cm de altura. Com o rolo, alise a massa sobre uma superfície ligeiramente polvilhada de farinha, de modo a criar um disco com as dimensões da forma e permitindo um rebordo não inferior a 1,5 cm. Coloque a massa cuidadosamente na forma. Cubra a massa com papel vegetal e encha a forma de feijões ou lentilhas, secos, que servirão de contrapeso, tanto no centro, como nas bordas. Leve ao forno durante dez minutos. Retire os feijões e o papel vegetal e apare a massa que transbordar. Leve-a ao forno por mais 10 minutos.

2. Preparação do recheio de Limão: Bata os ovos, o açúcar ultrafino e a raspa de limão num recipiente largo, até obter uma mistura sem grumos. Junte o sumo de limão e, de seguida, as natas. Continue a bater até todos os ingredientes estarem bem ligados. Remova espumas do topo, se for o caso.

4. Preparação do merengue italiano: Coloque a água e o açúcar a ferver até atingir os 120ºC, atingindo o aspeto de xarope. Quando estiver a aproximar-se da temperatura pretendida, comece a bater as claras a velocidade média. Vá colocando o xarope de forma contínua e devagar, aumentando a velocidade para média alta. Depois do xarope totalmente vertido, aumente a velocidade durante 2 minutos.

5. Montar a tarte: Reduza a temperatura do forno para 120ºC. Deite o receheio frio sobre a massa quente (garantindo assim que esta fica gelada). Leve ao forno durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer e baixar, durante cerca de uma hora. Disponha o merengue sobre a tarte (se quiser pode utilizar um saco de pasteleiro). Depois queime o merengue com o maçarico. 

Mais receitas

Fruta da Época
Livro Receitas de Reis e Pescadores
Livro Receitas de Reis e Pescadores