A palavra chinesa para peixe soa como a palavra para “excedente”. O peixe normalmente é servido no final da refeição como sinal de um “ganho extra”. O excedente é visto como um fator importante para se fazer mais dinheiro no próximo ano. Além de prato obrigatório na mesa do ano novo, o peixe é usado na decoração de ano novo, e existem bolos de arroz glutinado ou massas confecionados no formato de peixe para serem presentes de boa sorte e fortuna.
Ingredientes principais:
1 kg robalo
50 g lotus
50 g rebento de soja
50 g tofu desfiado
50 g batata
50 g brócolos
50 g alga chinesa
50 g gengibre moido
50 g alho moido
100 g cebolinho cortado
20 g ya cai
15 g rebento preto
50 g amendoins
10 g grão de sésamo
50g malagueta seca
20 g pimenta sichuan
Ingredientes secundários:
5g sal
15 g tempero em pó de galinha
30 g molho de peixe
5 g vinagre
5 g cominho em pó
20 g óleo vegetal
50 g molho picante
50 g molho de pimenta sichuan
5 g pó cominho
5 g especiaria chinesa
1. Lave bem o robalo. Faça alguns cortes laterais e massaje o peixe com sal. Leve ao forno, a alta temperatura, durante 8 minutos.
2. Coloque ao lume uma panela com água e coza o lótus, o rebento de soja, o tofu desfiado, a batata, os brócolos e a alga chinesa. Escorra bem os legumes e reserve.
3. Para o Caldo: Aqueça o óleo num wok e adicione o gengibre moído, o alho moído e o cebolinho cortado. Deixe apuar durante um ou dois minutos e adicione o ya cai, o rebento preto, o molho picante, a água, o tempero em pó de galinha, o molho de peixe, o vinagre, o molho de soja, o pó de cominho, o molho de pimenta sichuan e as especiarias chinesas.
4. Num tabuleiro, de servir, coloque os legumes do ponto 2, o peixe e verta o caldo por cima. Salpique com sementes de sésamo e o cebolinho. Por fim espalhe um punhado de amendoins.
Mais receitas