Passar para o conteúdo principal

Vinho Mágico, de Joanne Harris

Vinho Mágico - Joanne  Harris

O livro com sabor que queremos partilhar, hoje, consigo é Vinho Mágico de Joanne Harris. Já tínhamos falado de Chocolate, da mesma autora. Isto só pode revelar uma coisa, a equipa do Cascais Food Lab é fã desta senhora, galardoada com inúmeros prémios literários internacionais.

O que mais nos encantou neste livro foi o facto da história ser narrada por uma garrafa de vinho Fleurie 1962, última sobrevivente de uma caixa de 12 garrafas e armazenada no ano em que o protagonista, Jay Mackintosh, nasceu. Este vinho é alegre, conversador, um tanto ou nada atrevido, com acentuado sabor a amoras. O que nos leva a pensar, que se fosse um, vinho português qual seria? Palpites?

Mas afinal quem é Jay Mackintosh? É um escritor à beira de um ataque de nervos. Depois do sucesso, a vida deu uma reviravolta e ele encontra-se a viver uma crise regada com bebida. Decide, então, abandonar Londres e viajar até França, escolhendo a aldeia de Lansquenet para ser o seu novo lar (a mesma de Chocolate, o primeiro romance de Joanne Harris). Esta mudança de país vai trazer novidades para a sua vida. Uma delas é a é a solitária Marise e a outra é o Joe.

Marise esconde um terrível segredo por detrás das persianas fechadas de sua casa e Joe é um idoso muito especial que Jay conheceu na infância e que lhe ofereceu precisamente a atrevida garrafa de Fleurie 1962, um vinho com propriedades invulgares e misteriosas.

E agora que lhe aguçámos o apetite para a leitura, também queremos despertar o seu apetite para esta receita, que liga muito bem com o Vinho Mágico - Estaladiço de pera rocha bêbada em vinho de Carcavelos

Boas leituras e bons cozinhados.