250 g de farinha
250 g de açúcar
200 g de manteiga
80 g de chocolate ralado de tablete
200 ml de leite
3 gemas de ovos2 claras de ovos
2 colheres de chá de fermento em pó
Corante cor-de-rosa para bolos q.b.
1. Batem-se as gemas com o açúcar até engrossarem e depois com a manteiga amolecida em banho-maria, juntam-se alternadamente, e aos poucos, o leite e a farinha peneirada com o fermento, batendo até fazer bolhas.
2. Envolve-se levemente nas claras em castelo, sem bater. Retira-se uma porção dessa massa para uma tigela e envolve-se no chocolate, mas com suavidade para não rebentar as bolinhas das claras.
3. Tiram-se ainda mais algumas colheres de massa, que se deitam numa outra tigela e a que se dá a cor rosada com uma pá de palito de pó corante. Deita-se no fundo da forma uma camada de cor natural e depois vai-se enchendo com camadas das três cores, alternando-as.
4. Mete-se um garfo até ao fundo e ondeia-se um pouco para cima e para baixo através das massas, a fim de obter um efeito de veias de mármore e ao mesmo tempo eliminar quaisquer bolhas de ar.
5. Coze-se em forno de calor moderado. Quando se corta, as fatias ficam raiadas como o mármore.
6. Utilizámos uma forma com 28 cm de comprimento, 14 cm de largura e 8 cm de altura e levámos o bolo a cozer durante cerca de 45 minutos a 180º, informação que não vem na receita do livro.
Mais receitas