Passar para o conteúdo principal

Badrijani - Rolinhos de beringela com nozes

Imagem da Receita
Rolinhos de beringela com nozes
Badrijani - Rolinhos de beringela com nozes
Subtítulo da Receita

Badrijani, ou rolinhos de beringela recheados com noz é um prato popular da culinária da Geórgia, que recorre muitas vezes às nozes em combinações inesperadas, mas deliciosas. 

Ingredientes

3 beringelas médias

Sal q.b

Pimenta preta q.b

Azeite q.b

150g de nozes

100ml de água quente

2 dentes de alho picados

1 c. chá de Khmeli Suneli

1/2 c. chá de coentros secos e moídos

2 c. chá de vinagre de vinho branco

3 c. sopa de sementes de romã

Dificuldade
Fácil
Receita

1. Beringelas:  Pré-aqueça o forno a 180 ºC; Corte as beringelas longitudinalmente com uma faca afiada. Tempere com sal e deixe absorver por 15 minutos. Envolva-as com um fio de azeite para que a fritura seja uniforme. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Leve as beringelas a assar por 15 minutos de cada lado. Não amontoe as beringelas para que possam evaporar a água. Estarão no ponto quando se conseguir espetar uma faca sem força.

2. Nozes: Triture as nozes num processador de alimentos até obter uma textura de farinha. Adicione a água quente, aos poucos, até obter uma pasta sedosa. Adicione o alho picado, o mix de khmeli suneli, os coentros picados, o vinagre, o sal e a pimenta preta.

3. Finalização: Recheie cada fatia de beringela com 1 a 2 colheres de chá da mistura de noz e enrole. Pode decorar com sementes de romã.

Alergénios

Frutos de casca rija, nomeadamente, nozes; Soja e produtos à base de soja; Sementes de sésamo e produtos à base de sésamo; Amendoim e produtos à base de amendoim; Dióxido de enxofre e sulfitos;

Mais receitas

Cascais Food Lab
Livro Receita de Reis e Pescadores