2 postas de bacalhau
(preferencialmente lombos)
3 alhos franceses
3 cebolas
4 cenouras
1 ramo de aipo
1 nabo
2 cabeças de alho
2 molhos de coentros
1 pão alentejano de dois dias
4 ovos de codorniz
Azeite
1. Coza os ovos de codorniz 1 minuto e meio e mergulhe-os em água gelada para descascar e reserve. Faça um caldo com os legumes e corte os legumes em pedaços.
2. Cubra o fundo dum tacho com azeite. Coloque ao lume e quando estiver quente adicione os legumes cortados. Refogue os legumes sem os colorir. Adicione água e deixe levantar fervura. Baixe o lume e deixe os legumes cozer durante 20min em lume brando.
3. Entretanto corte o pão em cubos. Deite 200 ml de azeite num tacho e adicione 5 dentes de alho, leve ao lume e assim que estiver quente adicione o pão. Frite o pão no azeite.
4. Assim que o caldo estiver pronto retire um pouco e reserve. Adicione ao caldo as duas postas de bacalhau, retire do lume e deixe o bacalhau durante 15 minutos.
5. Retire as postas de bacalhau e coloque-as num recipiente com água fria. Retire as peles e espinhas do bacalhau.
6. Volte a colocar o tacho com o pão no lume e comece a adicionar aos poucos o caldo até que o pão amoleça mas não demasiado .
7. Coloque as lascas de bacalhau num recipiente. Numa frigideira aqueça azeite com os dentes de alho e um ramo de coentros picados grosseiramente e assim que estiver bem quente regue as postas de bacalhau. Volte a pôr ao lume o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Comece o empratamento.
8. Com a ajuda de um círculo coloque uma camada de pão cubra com as lascas de bacalhau e termine com uma camada de pão. Coloque um ovo de codorniz por cima.
9. Regue este preparado com o caldo de legumes bem quente e adicione coentros.
Valor nutricional por 100g
Valor energético: 81kcal/339 Kj
Lípidos: 2,5g
Dos quais saturados: 0,37g
Hidratos de carbono: 5,1g Dos quais açúcares: 1,6g
Proteínas: 8,4g
Sódio: 133mg
Peixe, ovos, glúten, aipo
Mais receitas