Data
10h00 às 14h00
Preço
45€ (inclui receitas, almoço
e certificado de participação)
Inscrições e informações
para: info@cascaisfoodlab.pt
Local
Cascais Food Lab,
Mercado da Vila, Cascais
Do Azteca “Tomatl”, o tomate é um dos frutos milenares mais consumidos atualmente. Embora existam países europeus famosos pelo consumo e, inclusive, produção (tais como a Itália e Grécia), foram os conquistadores espanhóis que deram a conhecer este fruto ao resto do mundo através do comércio marítimo no séc. XVI.
Com mais de 10.000 espécies identificadas, o tomate começou por ser utilizado como planta ornamental na Europa, tendo sido questionada a sua segurança enquanto alimento, uma vez que pertence à mesma família de outras plantas venenosas. Venha descobrir connosco um pouco mais da sua história, variedades e aplicações neste workshop recheado de sabor, técnicas e muuuito tomate! Prometemos não envenenar ninguém😉
Sabia que… a gravura mais antiga descoberta que remete ao tomate é de 500 A.C? Um tipo de “salsa” asteca onde se juntava tomates, pimentos e especiarias.
Menu:
- Snack: Macarron salgado de tomate e queijo azul
- Acompanhemento: Focaccia de tomate, azeite de alecrim e chèvre
- Entradas: Salmorejo de tomate e morango; Coração-de-boi, burrata, pesto de 3 ervas e vinagre de frutos vermelhos
- Prato principal: Texturas de tomate com parfait de foie gras
- Sobremesa: Gelado de gaspacho Andaluz, pistacho e vinho da Carcavelos
- Bebida: Kvass de tomate e manjericão
- Cocktail: Bloody Mary
Sobre o chef:
Desde muito cedo que a cozinha se tornou o local de meditação do chef Tiago Neto. Licenciou-se em Produção Alimentar pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde também concluiu a Pós-graduação em Inovação em Artes e Ciências Culinárias.
Voltou-se para a pastelaria e foi no Hotel Ritz Four Seasons onde teve o seu primeiro contacto. Não conformado, remou em direção à Fortaleza do Guincho (com 1* Michelin), chefiado pelo Chef Filipe Manhita, e foi neste período que descobriu a sua paixão pela arte da Pastelaria.
Mais tarde, regressou ao Hotel Ritz Four Seasons, desta vez no restaurante Cura (com 1* Michelin), onde contribuiu para o desenvolvimento das sobremesas. Mais tarde, passou para a pastelaria central do hotel, onde se tornou responsável pelo desenvolvimento da viennoiserie e colaborou sob diversas formas para o icónico brunch.
Atualmente, Tiago Neto é o chef residente do Cascais Food Lab!