Data
10h00-12h00
Preço
10€
Vagas limitadas
Informações e inscrições para: info@cascaisfoodlab.pt
Local
Cascais Food Lab, Mercado da Vila
Cascais
Quem não tem memórias da infância passada na natureza, sem pressas e preocupações, em que a curiosidade era a única motivação necessária para novas experiências, texturas e até sabores? Quem nunca saboreou uma azeda ou nunca se picou numa urtiga? No campo, na quinta ou no quintal dos avós ou dos vizinhos?
Foi com essas memórias que passámos pela horta e acabámos na cozinha, a confecionar receitas inspiradas nas ervas, plantas, bagas e flores que são cultivadas ou crescem espontaneamente, e que nem sempre são utilizadas em preparações culinárias. Adicionar estas espécies aos seus pratos pode ser uma experiência de sabores inesperados.
Para perfumar a casa utilizamos muitas vezes o alecrim e a alfazema mas já pensou em usá-las nas suas sobremesas? E para temperar os seus pratos, usa sempre as mesmas ervas aromáticas? Já experimentou o funcho e o poejo? Utiliza as flores comestíveis para cozinhar e decorar os seus pratos? As flores comestíveis, além de tornarem os partos mais atraentes e dar-lhe um toque gourmet, contêm antioxidantes, minerais e vitaminas que beneficiam o nosso estado de saúde.
As respostas a estas e outras questões serão reveladas neste showcooking, através das receitas
simples e saborosas, preparadas por Cláudia Silva Mataloto.
Sobre a formadora:
Cláudia Silva Mataloto é formada em Relações Públicas e pós-graduada em Comunicação de Marketing. Tem mais de 25 anos de experiência em comunicação empresarial, tendo exercido diversos cargos de coordenação em empresas nacionais e multinacionais, inclusive na área de alimentos. Desde 2006, trabalha para a Câmara Municipal de Cascais, tendo sido responsável pela comunicação em várias áreas, desde o ambiente ao empreendedorismo.
Em 2019 concluiu a licenciatura em Produção Alimentar em Restauração, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tendo efetuado vários estágios curriculares, nomeadamente no restaurante de 1 Estrela Michelin “Il Pievano” na Toscana, em Itália.
É co-autora do livro: “Receitas de Reis e Pescadores – Memória e Património Gastronómico do Concelho de Cascais”, editado pela Casa das Letras.
Atualmente é Chefe da Divisão de Comunicação e Identidade Cultural da Cascais Ambiente e dinamiza a área da gastronomia, tutelada pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, sendo coordenadora do Cascais Food Lab.