Passar para o conteúdo principal

Santa Luzia, a Capital do Polvo

Tipo de conteúdo
Notícias
Santa Luzia, a Capital do Polvo
13 de Agosto
Imagem da notícia
Santa Luzia, a Capital do Polvo
Subtítulo da notícia

 

 

 

Texto da notícia

Vamos até Santa Luzia, concelho de Tavira, a Capital do Polvo?

A captura destes moluscos começou no início do século XX e, embora em menos quantidade, em pleno século XXI ainda existem embarcações que se dedicam praticamente, em exclusivo, à captura do polvo. Pelo final dos anos vinte, do século passado, não havia filho de pescador de polvo que não seguisse esta via profissional. Ela era o sustento de quase todas as famílias, e representava o motor da economia local. Hoje em dia a gastronomia, ligada ao polvo, passou a ser um dos grandes atrativos desta vila, de praias de areia branca e fina. 

Santa Luzia esteve sempre ligada ao mar e à pesca, tal como Cascais. E o polvo também faz parte dessa ligação.  A espécie mais capturada pelos pescadores artesanais da nossa vila é, sem dúvida, o polvo.  De todas as espécies marinhas capturadas nas águas do concelho de Cascais,  o polvo é a que tem maior representatividade. Mas as ligações entre Santa Luzia e Cascais, não ficam por aqui. Os pescadores de Algarve fizeram parte de um movimento migratório que chegou a Cascais no final do Séc. XIX e princípios do séc. XX. Eram provenientes de vários locais algarvios, onde se incluía Santa Luzia. Provavelmente, hoje em dia alguns dos nossos pescadores são descendentes da boa gente proveniente de um local de beleza natural única.

Santa Luzia fica a 2 km de Tavira, onde podem visitar a exposição "Dieta Mediterrânica-Património Cultural Milenar". Esta mostra permite a aprendizagem das múltiplas dimensões deste património e a sua exploração pedagógica pelas escolas, pelas áreas da saúde e nutrição humanas. A exposição resultou de um trabalho preparatório da Candidatura Transnacional da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, apresentada à UNESCO, em 2012, para a qual Tavira foi escolhida como comunidade representativa de Portugal. Continuamos a acreditar que um destes dias a exposição chegará a Cascais.

Para celebrarmos a capital do polvo resolvemos fazer para o almoço a reinterpretação da receita de Polvo à Lagareiro, presente no livro Receitas de Reis e Pescadores. A diferença entre o método tradicional de confeção e esta receita reside na introdução de um elemento doce - a batata-doce - e de um elemento cítrico - a laranja, ambos típicos do Algarve… Coincidência?