Por Setúbal já arrancou a segunda edição da Rota do Pitéu, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal com a participação das melhores tascas, tabernas, restaurantes e marisqueiras da cidade.
Nesta rota de sabores que irá decorrer até dia 31 de agosto em 28 espaços que aderiram à iniciativa, poderá degustar petiscos tradicionais bem como descobrir propostas mais arrojadas.
Esta Rota pretende recuperar petiscos antigos e inovar, tendo sempre em linha de conta ingredientes/produtos locais e regionais. Sendo Setúbal uma terra de peixe, em que o choco frito é produto estrela, a Rota dispõe de petiscos desta iguaria, mas não só. Também apresenta um leque de opções com outros produtos regionais, tais como o Moscatel, o queijo de Azeitão, o pão, a laranja de Setúbal, o marisco, o pimento e a batata, por exemplo.
Cascais e Setúbal partilham os encantos das suas baías. A enseada do rio Sado foi a primeira em Portugal a aderir ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a de Cascais foi eternizada numa música dos Delfins, banda pop-rock portuguesa, da nossa terra. Setúbal e Cascais partilham estórias de mar e de heróis da faina e são exímias na promoção de uma gastronomia de sabores marítimos.
Para honrar a Rota do Pitéu, resolvemos cozinhar para o almoço o ex-libris da culinária setubalense - Choco Frito.
Saiba tudo sobre a Rota do Pitéu aqui.
Mais notícias