Nota: A massa dos rissóis pode ser usada em diversos recheios. Se tivere intolerantes à lactose ou vegans em casa, o leite da massa pode ser substituído pela mesma quantidade de água, ou seja, ficam 500 ml água.
Massa
250 g de Farinha 55 s/fermento
250 g de água
250 g de leite
50 g de óleo
Recheio
2 cebolas
3 dentes de alho
1 tomate maduro
30 g de bacon
30 g de chouriço
200 ml de nata para bater
500 g carne de vaca picada
3 c. sopa polpa de tomate
2 folha Louro
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz Moscada q.b.
Cravinho q.b.
Mangericão q.b.
Panar
Pão Ralado q.b.
3 ovos
1. Massa: Ferva a água, o leite e o óleo. Assim que ferver junte a farinha peneirada e mexa até que forme uma bola que descole da panela. Coloque a massa num tabuleiro para arrefecer. Assim que tiver suficientemente fria para colocar as mãos, amasse a massa até que esta fique uniforme. Deixe a massa em formato de bola, coberta com um pano ou com película.
2. Recheio: Refogue em azeite a cebola e o alho picado com as folhas de louro. Adicione o tomate (sem as grainhas), o bacon e o chouriço cortados em cubos pequenos. Adicione a carne e deixe fritar. Assim que a carne estiver cozinhada adicione a polpa de tomate, as natas, e as ervas aromáticas.
(Deixe arrefecer um pouco antes de colocar em cima da massa dos rissóis).
3. Montagem: Estenda a massa sobre uma bancada com farinha e a ajuda de um rolo da massa, corte círculos com a ajuda de um cortador/copo (+/- 10 cm). Coloque uma colher de recheio no meio, passe um pouco de água nas extremidades da massa, e feche o círculo para que fique em formato de meia lua. Calque as extremidades da meia lua com um garfo. Leve ao frio durante 10 a 15 minutos (a massa deve estar fria). Para panar, passe os rissóis pelo e ovo e depois pelo pão ralado.
4. Para cozinhar: Poderá fritar os rissóis em óleo bem quente, ou então colocá-los no forno a 180ºC.
Os rissóis podem ser logo consumidos, ou congelados durante um mês para ir cozinhando.
Mais receitas