O risotto é sempre um prato que agrada a todas as gerações, não fossem os portugueses tão apreciadores de arroz. A sua cremosidade e variedade de ingredientes que podemos incluir torna-o sempre um desafio criativo. Mas, o risotto também assusta um bocadinho quem cozinha, especialmente se é a primeira vez, pois achamos sempre que não vamos conseguir o ponto certo… por issso, nada como experimentar e praticar, certo? Então, sem medos, prepare esta receita deliciosa.
1 frango do campo
400 g arroz arbóreo
80 g de manteiga
200 ml de vinho branco
½ alho-francês
1 cebola
1 cenoura
1 talo de aipo
2 ramos de tomilho
8 castanhas cruas
8 castanhas assadas
1 dente de alho
50 g de queijo parmesão
1 romã
Azeite q.b.
Mistura de pimentas q.b.
Sal q.b.
1. Comece por arranjar o frango, retirando o peito e cortando-o em dois. Corte os restantes bocados e desosse-os. Num tabuleiro, leve os ossos ao forno, a 200 ºC, cerca de 30 minutos.
2. Coloque a água a ferver para o caldo. Corte o alho-francês, ½ cebola, a cenoura e o aipo e leve a cozer na água, juntando os ramos de tomilho e os ossos do frango já assados.
3. Numa frigideira, com um fio de azeite, caramelize os peitos de frango, temperando com a mistura de pimentas moídas na altura e sal, cerca de 5 minutos de cada lado. Leve-os posteriormente ao forno, mais 10 minutos. Aproveite os sucos da caramelização e junte ao caldo. Depois de pronto, escorra o caldo e mantenha-o em lume brando enquanto prepara o risotto.
4. Pique a ½ cebola, o alho e as castanhas cruas e refogue tudo num tacho, com 60 g manteiga, em lume brando, para que a cebola não ganhe cor. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar.
5. Junte o arroz e mexa até o bago ficar translúcido. Junte uma concha de caldo e continue a mexer, até o mesmo evaporar. Volte a juntar caldo e continue a proceder da mesma forma até o arroz estar no ponto (cerca de 20 minutos).
6. Finalize com 20 g de manteiga e acrescente o queijo parmesão. Envolva. Sirva de imediato, com o peito de frango fatiado, os bagos de romã e as castanhas assadas, picadas.
7. Nota: pode assar as castanhas, com um fio de azeite e sal ou utilizar castanhas assadas na rua, que conferem um sabor mais acentuado. Também pode usar arroz carolino, uma variedade portuguesa, em vez do arroz arbóreo.
Mais receitas