Passar para o conteúdo principal

Pão por Deus

Tipo de conteúdo
Notícias
Pão por Deus
30 de Outubro
Imagem da notícia
Pão por Deus
Texto da notícia

Quem desse lado é do tempo de pedir Pão por Deus

No dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, as crianças juntam-se em grupos e vão de porta em porta pedir o Pão por Deus. Este ritual teve origem numa tragédia que assolou Lisboa. Um ano após o terramoto de 1755, que coincidiu com o Dia de Todos os Santos, estando a população a atravessar um período difícil, em que a fome e a miséria alastravam pela cidade, as pessoas reuniram-se e foram batendo às portas pedindo esmola. O desespero era tanto que pediam Pão por Deus. Este movimento gerou a doação de pão, bolos, vinho e outros alimentos aos pedintes.

Por outro lado o Pão por Deus é uma tradição do nosso país com muitos anos. A data, também, presta homenagem às pessoas que faleceram. As crianças que hoje em dia participam neste peditório representam as almas dos mortos que neste dia, 1 de novembro, andam pelo mundo dos vivos. Os petizes recebiam, tradicionalmente, frutos secos, romãs, pão e bolos. Hoje em dia os doces ganharam mais expressão. Mas será que a tradição ainda é o que era? Este ano, pelo menos, vai ser difícil manter a tradição. Mas, aqui, pelo Food Lab, não queremos deixar passar a data em branco e por isso sugerimos que se divirta na cozinha com os seus filhos. 

Que tal confecionarem o Bolo Santoro, ou Bolo dos Santos? Uma espécie de pão com base de farinha e erva-doce. Uma forma diferente mas portuguesa de honrar os nossos entes queridos que já partiram.

Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.