Escolher vinhos para o verão é sempre uma decisão difícil uma vez que existem diferentes e excelentes variedades para degustar nos dias quentes desta estação.
Quando falamos em verão, pensamos em vinhos frescos, aromáticos com intensidade ao nível do sabor e riqueza que vai de encontro a algum petisco ou iguaria. Por outro lado, têm de ter a capacidade de harmonizar com um final de tarde descontraído, ao som de uma boa música ou na companhia de um livro.
Todos os anos surgem “modas” de vinhos e seus estilos. Acreditamos que chegou a hora dos rosés e dos vinhos brancos descontraídos. Estas opções podem levar, por vezes, a alguma discussão ou escolha errada.
Mas, afinal, quais os vinhos para o verão?
Os Brancos
Se pretender vinhos frescos, com boa acidez (esta provoca um aumento da saliva produzida na boca, fornecendo mais frescura), escolha aqueles que provêm de regiões junto ao mar (sabor mais salino), ou vinhos de altitude (mais frescos devido ao terroir da vinha).
Os Brancos “Petnat”
Que nome tão diferente e fora do habitual. São vinhos brancos (podem ser rosés ou tintos) em que a fermentação termina na garrafa. A sua finalização em garrafa, retém um pouco de gás, fruto da fermentação alcoólica. São vinhos fáceis de beber, frescos, com uma “pontinha” de gás que lhe dá uma sensação refrescante e descontraída. Ideal para começar as refeições ou acompanhar petiscos portugueses.
Os Brancos de cortimenta
Estes vinhos têm um contacto pelicular mais extenso (com a pele da uva), ganhando mais cor, mais estrutura e maior intensidade. Assim sendo os taninos poderão ser mais intensos, o que provoca adstringência (sensação de boca encortiçada). São bons para acompanhar churrascos, entrecosto e até mesmo peixes com molhos mais condimentados.
Os Rosés
Apresentam cada vez mais uma cor suave, alegre onde imperam os aromas frutados e florais com sabores envolventes. A cor mais ligeira dos rosés dá uma ideia de vinhos mais fáceis de degustar e transmitem uma sensação de descontração. Os produtores veem cada vez mais potencial neste estilo de vinho, que se caracteriza pela sua acidez e frescura. São ideais para acompanhar pratos leves, petiscos com os amigos ou até mesmo para beber numa festa de praia ou sunset.
Sinta-se tentado a experimentar e deixe-se guiar pelos aromas e sabores do verão. Não se esqueça que a escolha do vinho é importante, mas desfrutá-lo é ainda mais!
Tenha um bom verão com um bom copo de vinho na mão!
Rodolfo Tristão
Crónica anterior: Harmonização de Vinho de Carcavelos