Passar para o conteúdo principal

Uísque

Uísque

Whisky


Historicamente, os Escoceses são os grandes senhores do mundo do uísque puro malte e isso deve-se à água das nascentes das suas montanhas, dizem eles. A exploração mineira também afetou os solos, infiltrando-se nos pântanos dos quais é extraída a turfa, influenciando assim o sabor do malte e, consequentemente, do uísque. Por tudo isto, o uísque só é considerado escocês, se for integralmente produzido na Escócia. “UISGE BEATHA” (escocês gaélico) quer dizer “água da vida” e deu origem à palavra Whisky. 

Existem quatro fatores que diferenciam o tipo de uísque e que incidem no seu sabor e caráter: o grão utilizado, o processo de produção, o local de produção e o tempo de maturação.

Assim, a origem e as características da água utilizada, o casco de carvalho em que envelhece e cada etapa de fabrico, influenciam profundamente a sua qualidade, a composição e o sabor deste néctar, cor de âmbar. É o envelhecimento em casco de carvalho que confere ao uísque o seu sabor suave e a sua cor característica (por exemplo, o uísque escocês fica a envelhecer durante, pelo menos, três anos). Para “finalizar” o uísque, utilizam-se cascos antigos que já contiveram vinho ou xerez. 
 

Tipos de Uísque
 

Whisky Single Malt
Este produzido a partir de uma mistura de grãos maltados e é destilado num só local. Os single malts utilizam a cevada e são associados à Escócia e ao Scotch Whisky, embora sejam produzidos noutros países. Para que seja considerado um excelente single malt, o uísque deve ser consistente, aromático e de forte carácter. Ou seja, a sua produção deverá ser feita em alambique e deve passar por um processo de envelhecimento de 3 anos em cascos de carvalho. Os uísques single malt provêm, tradicionalmente, cinco regiões: Lowland, Highland, Speyside, Island e Campbelltown. Este tipo de uísque, por ter um sabor muito intenso, deve ser bebido puro e sem adição de gelo.

Whisky Bledend 
Este Uísque pode ser feito com uma mistura de uísques de grãos e uísques de malte recorrendo a diferentes destilarias. Esta mistura pretende-se equilibrada, para que um determinado blended mantenha a sua consistência e as suas principais características. Grande parte das misturas deste tipo de uísque é composta por grãos de cereais de centeio, de milho ou de trigo, permitindo que o produto final seja mais rentável, já que este tipo de grãos é mais barato. Uma outra vantagem é que a mistura garante sabor, e manterá a qualidade com o passar do tempo. A idade de um blended tem em linha de conta o uísque mais jovem utilizado na mistura.

Outros tipos de Uísque 

Whiskey Irlandês
É produzido na Irlanda e já foi a bebida espirituosa mais popular no mundo.
Difere do scotch, uma vez que qualquer grão de cereal maltado pode ser usado em qualquer proporção. É envelhecido em barris de madeira, por um mínimo de três anos.
 
Whisky Japonês 
É produzido da mesma forma que o escocês. Tem vindo a ser fabricado desde 1920, mas a conquista do mercado, fora do Japão, só aconteceu na última década.

Uísques Americanos

Bourbon
É feito de grãos maltados, dos quais no mínimo 51% da composição é milho. As regras que regem este tipo de uísque são menos rígidas que as do scotch, no entanto ele deve ser produzido na íntegra nos Estados Unidos para ganhar a qualificação de Bourbon.

Straight Bourbon
Este uísque é um bourbon oriundo de um determinado estado Americano. Tem um envelhecimento no mínimo de 2 anos e não contém aditivos, tais como sabores ou corantes.

Blended Bourbon 
Neste uísque existem outras bebidas alcoólicas e sabores, mas o importante é que seja, ser pelo menos, 51% straight bourbon.

Tennessee Whiskey
Particamente igual ao bourbon. A única diferença é a inclusão da filtragem de carvão no processo pós-destilação.

Rye
É fabricado, maioritariamente, na América do Norte. É fermentado a partir de uma mistura de grãos maltados que contenham, pelo menos, 51% de centeio. Já o Rye do Canadá não se rege por normas tão apertadas e a bebida pode conter muito menos do que 51% de centeio.


Outras bebidas de uísque
 

Uísques com sabor  
Regra geral nestes uísques acrescenta-se um único sabor, mas sem adoçante adicional. Os sabores mais populares são o mel, as especiarias e a maçã. Podem ser caseiros ou produzidos comercialmente como variantes de alguns uísques de marca.


Licores de Uísque
Esta bebida é qualquer forma de uísque aromatizado e com adição de adoçante. Tradicionalmente, serve-se após o jantar e encaixam-se em duas categorias: com e sem creme.


Dicas para saborear um uísque
Embora seja prática servir-se uísque num copo baixo, há quem defenda que não é o ideal. Para tirar o maior partido desta bebida use, preferencialmente, um copo de balão. Apesar de o gelo estar muito associado a esta bebida, pode inibir o seu aroma e o seu sabor, dificultando a perceção das notas mais subtis. É preferível servi-lo com um pouco de água. Ela ajuda a libertar os sabores e o aroma. Adicione, apenas, algumas gotas, para não “afogar” o uísque.


Últimas curiosidades

Fazer um brinde ao levantar um copo é um ritual comum em muitos países: “saúde”, “cheers”, “egészség”, “salud”, “santé” ou “slàinte mhath” são expressões para o mesmo desejo, em línguas diferentes. O termo Slàinte Mhath (pronunciado Slanj-a-va) é, na verdade, irlandês e gaélico escocês. A forma como a frase é pronunciada é a mesma para os dois dialetos, porém a forma como é escrita difere subtilmente. Os irlandeses soletram Slàinte Mhaith. A frase traduz-se como "boa saúde" em ambos os dialetos, e para responder a isto em gaélico escocês, deverá dizer "do dheagh shlainte", que significa "para sua boa saúde".

Qual a forma correta whisky ou whiskey? Ambas estão corretas. Na Escócia, Canadá, Japão e em outras partes do mundo, a pronúncia é sem o "e". Já nos Estados Unidos e na Irlanda, é mais comum que se pronuncie com a vogal.

Gostava de experimentar uma receita com esta bebida?
 

Categoria