Passar para o conteúdo principal

Charlotte de amoras

 

Charlotte

Na semana passada recebemos a jornalista e escritora Isabel Stilwell no nosso espaço para um direto 'Conversas à Mesa'. E a conversa foi em torno do livro D. Amélia. Abordaram-se vários tópicos sobre a sua vida, e a gastronomia não podia ficar de fora. 

Foi na época em que viveu esta rainha (séc. XIX e XX) que os manuais de etiqueta e civilidade tiveram uma grande expansão e o serviço à russa começou a ser implementado na nossa corte. Os menus da Casa Real que acompanhavam estes serviços eram maioritariamente aguarelas pintadas pelo do rei D. Carlos. 

 A Charlotte au Chantilli era uma receita famosa que constava de diversos menus da Casa Real portuguesa.  Apresenta‑se no almoço no Real Paço da Ajuda no dia 4 de julho de 1896. Em 1901 é também servida no Real Paço de Cascais e em Vila Viçosa. Esta receita surge nos manuais de cozinha da época, nomeadamente na “Arte da Cozinha” do mestre João da Matta.

O nosso Chef residente, João Mestre, recebeu a convidada, Isabel Stilwell com uma Charlotte de amoras. E agora é altura de revelarmos a receita.