Passar para o conteúdo principal

Livros com Sabor - "A frágil doçura do bolo de limão"

Livros com sabor - "A frágil doçura do bolo de limão"

E se lhe disséssemos que de repente conseguia percecionar os sentimentos que as pessoas colocam no que cozinham? Seria estranho? Já imaginou sentir o amor que a sua avó coloca nos biscoitos que faz para si, ou na alegria que um amigo passa para os camarões salteados, ou ainda o stress que a sua mãe coloca na sopa quando está numa correria para ter o jantar pronto a horas?

Em A frágil doçura do bolo de limão, de Aimee Bender, Rose, na véspera do seu nono aniversário, descobre que tem um dom. Ela consegue sentir as emoções da mãe ao saborear uma fatia de bolo de limão com chocolate, confecionado por ela. A pequena Rose experimenta o desespero na aparente alegria da mãe.

A personagem principal deste livro é uma rapariga comum. Sociável e inteligente, gosta de fazer amigos, boa aluna, pratica desporto… e depois, tem este dom extraordinário de saborear sentimentos.

Desde a primeira revelação com o bolo de limão de sua mãe, que a menina passa a sentir as emoções em tudo o que come: uma sandes com gosto de raiva, o jantar com sabor a culpa materna, biscoitos deprimidos, bolos com gosto de vazio…

Saber lidar com os próprios sentimentos já é um grande desafio, mais desafiante será administrar as explosões emocionais nos alimentos. É através deste dom degustativo que se vai tornando conhecedora de segredos, aqueles que as famílias preferiam que ficassem ocultos…

Sentia perfeitamente o sabor do chocolate, mas em impulsos e rastos, como se se desdobrasse ou se abrisse, parecia que a minha boca se inundava também com o sabor da pequenez, com a sensação de recolhimento, de perturbação, e saboreei uma distância que de alguma forma sabia estar relacionada com a minha mãe…

A autora, Aimee Bender, escreve em publicações como The Paris Review, Harper’s, GQ, entre outras. Tem contos incluídos em várias antologias, recebeu o New York Times Notable Book, o SCIBA Award (atribuído pela Associação de Livreiros Independentes da Califórnia SUL), o Los Angeles Times Pick of the Year, o Alex Award e diversas nomeações para “Melhor Livro do Ano”.

No Cascais Food Lab, inspirados por este livro repleto de sabores sentimentais, fizemos um bolo de limão. Se o provasse, e tivesse o dom de Rose, temos a certeza que iria sentir o entusiasmo e a alegria desta equipa que ama o que faz. 

E que tal experimentar esta receita em casa? Não se esqueça de colocar muitas pitadas de carinho. Mesmo que a sua família não tenha a capacidade extraordinária da personagem de A frágil doçura do bolo de limão, temos a certeza que será uma experiência surpreendente.

As mãos hábeis de minha mãe tinham confeccionado o bolo, a sua cabeça soubera equilibrar todos os ingredientes, mas a sua atenção não estava simplesmente ali.

Nota: Este Livro com Sabor teve o apoio da RG Livreiros, em Cascais.