As bebidas em lata sempre nos acompanharam na nossa vida. Mas cocktails em lata? Vinho em lata?
Assistimos a uma nova tendência que tenta facilitar a perceção que temos de algumas bebidas, desde cocktails a vinho. A lata! Sempre houve bebidas em lata, sumos, refrigerantes, cerveja. Mas a abordagem a outras bebidas alcoólicas em lata sempre foi alvo de dificuldades. Cocktails em lata sempre teve uma conotação negativa fruto talvez, da fraca qualidade que existia. Então quando falamos em vinho em lata, ainda pior. Atualmente conseguimos ter qualidade nas ofertas feitas nesta embalagem.
Falamos do vinho em lata. Uma nova abordagem para quem quer degustar vinho de uma forma mais descontraída, sendo por isso mais fácil de transportar. Para quem passa o dia na praia leva sempre algumas bebidas na sua geleira. Se for amante de vinhos tem a solução prática e fácil, vinhos em lata. Fácil de arrumar, sempre fresco e consegue disfrutar de um vinho com os pés na água! Fácil de abrir, fácil de beber! Isto para quem vai de férias ou pretende ainda disfrutar do Verão ao fim de semana. Pode ser também uma ótima escolha para picnics, conversas com amigos ao final do dia no jardim ou varanda da nossa casa. Fácil de abrir, mais fácil de transportar e de se manter fresco. Escolhas acertadas para churrascos, petiscos e pequenos snacks.
Contudo, devemos falar de vantagens e desvantagens deste produto para que se possa conseguir entender o que se pretende e que publico pode abranger. Uma das vantagens que trouxe foi o consumo do vinho do Porto por parte dos Portugueses. Cocktails como Porto Tónico em lata deram uma lufada de ar fresco e ao consumo por parte dos jovens. Deixou de ter o peso de se beber o vinho do Porto em ocasiões especiais ou em família e nem sempre todos gostam. Abriu-se uma oportunidade para dar a conhecer o vinho do Porto de uma forma descontraída. Casa de vinho do Porto como Taylors, Offley e Cockburns por exemplo. Por outro lado, ao nível do vinho, pode ter um papel importante nos jovens pois são vinhos fáceis de degustar e que agradam ao seu palato. Quando falamos em desvantagem, não podemos afirmar depois de provar estes cocktails com vinho Porto que ficamos a conhecer o Vinho do Porto nem tão pouco que todos os vinhos tranquilos portugueses são assim. Mas que é uma forma de mostrar que o vinho é para todos! E depois vão evoluindo e conhecendo outros estilos de vinho.
Quanto ao vinho em lata, temos já fora de Portugal uma oferta muito diversificada. Mas em Portugal conseguimos encontrar também. O Defio é um projecto muito interessante de duas amigas, que “enlataram” vinho palhete, vinho tinto e têm tido um sucesso. Se está à espera de vinhos estruturados, ricos e intensos, não vai encontrar. São vinhos elegantes, fáceis de degustar, descontraídos que agradam a todos. Além do Defio, pode encontrar Gatão, Casal Garcia, Adega Mãe, Gazela, Quinta da Lixa, Flutt (espumante). Vinhos para o dia a dia.
Quando falamos em cocktails vendidos em que é só preciso abrir a garrafa ou neste caso a lata, os mais puristas desconfiam. Qual a qualidade dos produtos, quem fez e como fez. Com a pandemia surgiu oportunidade e foi isso que dois amigos fizeram no Algarve, criando a marca Verso Cocktails. São cocktails feitos a partir de fruta fresca, com técnicas que aprenderam, dando origem a bebidas com muita qualidade, bem feitas e à distância de abrir a lata e servir num copo. Uma das vantagens que traz é mostrar que os cocktails podem ser acessíveis a todos, abrindo uma janela para que todos possam entrar neste mundo dos cocktails.
Os vinhos em lata, cocktails, portos Tónicos em lata são formas que demonstram que algumas coisas mais culturais e históricas podem ser renovadas e mostrar uma nova identidade, sem beliscar o tradicional.
Claro que, não deixe de beber vinho num bom copo, visitar os bares de cocktails. Existe espaço para todos e o vinho e os cocktails em lata demonstram isso mesmo!
Boa degustação!
Rodolfo Tristão