Passar para o conteúdo principal

Vinhos para o verão 2022

Vinhos para o verão 2022

O Verão chegou, finalmente! As ondas de calor deixam-nos extasiados e com muita vontade de procurar uma bebida fresca.
Todos sabemos que a água é a bebida ideal para refrescar e matar a sede. No entanto, se for amante de vinhos pode desfrutar de alguns tipos de vinho, elevando o ambiente, refrescando o seu palato e o seu corpo.

Os vinhos brancos de zonas, denominados de terroirs, podem ser escolhas acertadas para usufruir perto do mar. São vinhos que apresentam alguma salinidade, fruto da sua proximidade com o mesmo. Lisboa banhada, pelo Atlântico, dispõe de vinhos de zonas frescas. Podem-se considerar ótimas escolhas para o verão castas como: Arinto, Moscatel, Verdelho, Malvasia, Fernão Pires nas portuguesas; e Sauvignon Blanc, Riesling, Viognier e Chardonnay´s nas castas estrangeiras.

Estes vinhos são mais fáceis de degustar, cativam pelo aroma e são assim os favoritos para disfrutar na praia, piscina, almoços em família ou, ao final do dia enquanto se contempla o pôr-do-sol. Apresentam frescura,  a acidez perdura no sabor fazendo com que se salive mais.
Por outro lado, vinhos com notas tropicais, de castas que se apanham mais maduras, dão origem a este tipo de aromas. Ótimos para quem se quer iniciar no vinho.

Vinhos que são apelidados de, 'simpáticos ou de festa' são aqueles que elevam a boa disposição e são muito fáceis de se gostar.
Pode também procurar os vinhos leves de Lisboa e Tejo que se caracterizam por um grau alcoólico mais baixo (entre 7,5º e 9,5º) sendo por isso fáceis de degustar. Sugere-se que experimente estes vinhos num ambiente de praia, piscina ou como aperitivo de uma refeição.

Caso a sua escolha passe por vinhos rosés (que cada vez são menos  sazonais) exibem uma excelente montra em Portugal. Rosés com cores suaves, aromas frutados e refrescantes adaptam-se bem para se beberem ao som de uma boa música enquanto o sol se põe. São vinhos mais secos, com aromas frutados e florais, por vezes, com sabores refrescantes.

Se o vinho que que mais aprecia é tinto (antigamente tinha tudo para correr menos bem), existem boas opções como os Natcool, fáceis de beber, frescos e de taninos suaves. Escolha vinhos de regiões perto do mar, frescos e elegantes.  Se quiser ser mais ousado sugere-se a versão descontraída do vinho em lata. Vinhos de fácil transporte, fáceis de refrescar e opções válidas se quiser fazer um piquenique, levar para a praia ou num passeio de barco. Experimente, saia da rotina neste verão!

Algumas sugestões que pode encontrar na região de Lisboa:

Vinhos Brancos
- Prova Régia
- Cabo da Roca “Arinto”
- Mundus, Vinho Leve
- Quinta SanMichel “Malvarinto”
- Hugo Mendes “Fernão Pires”
- Morgado de Santa Catherina
- Chocapalha “Arinto”
- Quinta do Pinto “Sauvignon Blanc”
- Serra Oca
- Adega Mãe “Viosinho”
- Casa Santos Lima “Chardonnay”

Vinhos Rosés
- Cabo da Roca “Syrah”
- Chocapalha
- Casal de Santa Maria, Mar de Rosas
- Vinho Tinto
- Adega Mãe, Tinto Atlântico
- Espera “Castelão”, Natcool
- Cascas, Monte Cascas
- Hugo Mendes “Castelão”
- Chocapalha “Castelão”

Latas de Portugal (não só da região de Lisboa):
- Defio, Vinho tinto, Bairrada
- 80´s, Vinho Verde
- Pinta Negra, Adega Mãe
- Gatão, Vinho Verde

Rodolfo Tristão

Crónica anterior: Cocktails com vinho