Data
17h00 às 21h00
(jantar às 19h00)
Preço
ESGOTADO
80€
Lugares limitados
Informações e inscrições para:
info@cascaisfoodlab.pt
NOTA: Em caso de cancelamento,
este deve ser feito até 48h antes da iniciativa,
para garantir a devolução do valor pago
Local
Centro de Interpretação
do Espaço Rural de Cascais,
instalado no Casal Saloio
de Outeiro de Polima
No próximo dia 16 de outubro, Cascais celebra o Dia Mundial da Alimentação com uma experiência inserida no Ciclo “Cultura à Mesa”, dedicada à cultura e cozinha Saloia, a realizar no Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima.
Esta experiência traz-nos para a mesa algumas especialidades tradicionais da Região Saloia, onde parte do concelho de Cascais se insere. A ementa, elaborada em exclusivo para a experiência, privilegia os produtos frescos e ingredientes tão característicos desta cozinha rural, numa fusão contemporânea de sabores, privilegiando os produtos de época, o equilíbrio saudável e a sua sustentabilidade ambiental .
Os participantes terão ainda a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Centro de Interpretação e uma prova comentada e harmonizada de vinho da Rota de Bucelas, Carcavelos e Colares, além de demonstrações da cultura saloia.
Esta região, situada na heterogénea geografia da Estremadura, uma zona de grande confluência de culturas, aqui encontra-se o Portugal Atlântico com o Portugal Mediterrâneo, uma vez que historicamente, Lisboa e a sua área envolvente atraiu, desde sempre, população de praticamente todas as zonas do país.
Assumida como uma zona rural e predominantemente agrícola, que abastecia a capital, facto que ainda hoje se verifica, a sua cozinha vai buscar às hortas, pomares, vinhas e campos de cereais, uma diversidade de alimentos frescos para a sua cozinha. Terra de frutas e gado, das ovelhas, às cabras, e às vacas leiteiras que produzem os belos queijos frescos ou curados. Nos campos, ao trigo, azeite e vinho (a característica trilogia alimentar mediterrânica), juntam-se as ervas aromáticas e silvestres.
Parceiros do evento: Fundação D. Luís I | Universidade Europeia | Food Design Lab | Casca Wines | Costa Nova