Passar para o conteúdo principal

Dia de São Martinho

Tipo de conteúdo
Notícias
Dia de São Martinho
9 de Novembro
Texto da notícia

Já é São Martinho outra vez. Dita a tradição que é altura de fazer-se um magusto: castanhas assadas, figos secos, nozes, jeropiga e água-pé. É altura de celebrar a maturação do vinho.

No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho.

Se não tiver adega, pode provar um bom vinho na mesma.

Mas afinal quem foi São Martinho? Foi cavaleiro, monge e santo. Ele tem o poder de trazer o verão para o outono. A história começa assim:  Reza a lenda... 

Antes disso, que tal prepararem uns pequenos pães de castanha (uma receita do século XIX, de João da Mata) para acompanhar com a história? A receita está mesmo aqui (ao alcance de um clique).

Reza a lenda que no ano de 337, numa europa que vivia dias muito frios de outono, um cavaleiro, de nome Martinho, tentava voltar a casa no meio de uma tempestade, quando encontrou um mendigo que encarecidamente lhe pediu esmola. Martinho não tinha nada de valor consigo, a não ser o manto que o protegia do frio. Retirou-o das costas e com a sua espada cortou-o ao meio, dando metade ao mendigo. Nesse preciso momento a tempestade foi-se embora e o sol brilhou. O milagre ficou conhecida como o verão de São Martinho.

Este ano a tradição parece que se manteve. Tivemos um dia ameno. O Santo foi sepultado no dia 11 de novembro, e foi essa a data escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. 

Celebremos então com um bom vinho e um pequeno pão de castanhas, no conforto na nossa casa.