Passar para o conteúdo principal

Conversas com Inovação - Patrícia Teles

Tipo de conteúdo
Agenda
Conversas com Inovação - Patrícia Teles
Imagem do evento
Conversas com Inovação - Patrícia Teles

Data

Data
Hora / Duração do Evento

11h00

Preço

Preço

Gratuito

Descrição do Evento

Neste direto sobre inovação vamos estar à conversa com Patrícia Teles, mentora do projeto Alfazema-Do-Mar. Ela vive entre a serra de Sintra e o Guincho, locais que lhe oferecem plantas maravilhosas, quer para colher, quer para macerar e utilizar posteriormente nas suas pomadas, cremes e fragrâncias.

Junte-se a nós, neste direto, e descubra de que forma ingredientes como o azeite, o óleo de coco, ou a manteiga de cacau (que entram na cozinha para confecionarmos pratos) podem entrar na cosmética, ou, de que forma as plantas utilizadas na cosmética e em pomadas como a borragem, a calêndula, a camomila, podem ser utilizadas na cozinha.

O caminho  da Patrícia no mundo dos cremes e dos aromas começou na área da cosmética seletiva, quando entrou para a Shiseido. Mais tarde, e aproveitado tudo o que aprendeu, aventurou-se na área da cosmética natural. 

Viajou até Tóquio, onde visitou uma das fábricas da marca e vários spas,  aprendendo assim a filosofia de trabalho japonesa. No Japão teve a oportunidade de participar num concurso de massagens com técnicas shiatsu do qual saiu vencedora, de entre representantes de vários países de todos os continentes. Esta vitória mostrou-lhe o quanto é importante estar perto do cliente e colocar amor no que se faz.

Ao fim de alguns anos surgiu a oportunidade de ingressar numa outra multinacional, a Coty Prestige, entrando no universo dos aromas, dos perfumes. Viajou para conhecer as fábricas e todos os procedimentos inerentes à produção de fragrância.

Depois de ter conhecido o lado seletivo da cosmética, e aproveitado tudo o que aprendeu, aventurou-se na área da cosmética natural. Mas primeiramente, fez curso de cozinha vegetariana e um minicurso em nutrição.  Os 5 sentidos estão interligados e o que é bom para comer, poderá ser bom para a pele e vice versa.

Ingressou, depois, no curso de Biocosmética no IPN (Instituto Português de Naturologia); concluiu o curso de Formação em Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais da Faculdade de Farmácia, na Universidade de Coimbra e, por último, fez um curso de pomadas caseiras com Carmen Garcia.

O sonho de ter uma Casa/Atelier ligada à produção de cosmética biológica foi crescendo. A este sonho, juntou-se a vontade de trabalhar com outros profissionais das mais variadas áreas, bem como o desejo de ensinar e de partilhar conhecimento. Assim nasceu Alfazema-Do-Mar, um espaço dedicado à formação sobre inúmeras temáticas, mas também, a sua marca de produtos de cosmética biológica.

Próximos eventos