Passar para o conteúdo principal

Cascais Júnior Chef 2022

Tipo de conteúdo
Notícias
Cascais Júnior Chef 2022
21 de Abril
Imagem da notícia
Cascais Júnior Chef 2022
Texto da notícia

A Jovem Cascais – Câmara Municipal de Cascais (CMC) em parceria com o Cascais Food Lab irá realizar a segunda edição do Cascais Júnior Chef. Uma competição culinária para jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade. 

Esta iniciativa pretende ser, também, uma forma de homenagear a cozinha portuguesa e as personalidades que têm contribuído para a promoção do nosso receituário no nosso país e no estrangeiro. Por isso, será instituído, este ano de 2022, o Prémio Maria de Lourdes Modesto, que ficará associado a esta iniciativa.

Esta competição tem como principais objetivos: 

  • Divulgar a importância da Gastronomia e do Património para o desenvolvimento humano e permitir a sua envolvência no quotidiano dos nossos jovens, impulsionando a inovação;
     
  • Impulsionar a participação dos jovens nas atividades da comunidade local, reconhecendo o seu trabalho individual como elemento fundamental ao desenvolvimento da população jovem;
     
  • Incentivar nos jovens a promoção e o reconhecimento de percursos nas diversas áreas, como uma possibilidade na construção dos seus projetos de vida.


A receção das candidaturas tem início no dia 21.04.2022 e encerra às 23h59 de 21.05.2022.
Aceda AQUI às normas de participação e AQUI à respetiva adenda

Os 10 candidatos selecionados ficarão apurados para a fase seguinte de seleção no dia 3 de junho no Mercado da Vila em Cascais. Nesta prova os concorrentes terão de cozinhar uma receita com base em indicações dadas pelo júri, sendo avaliados pelo mesmo. Serão selecionados 7 concorrentes para a semifinal, a acontecer dia 17 de junho, no Mercado da Vila. Na semifinal, a 17 de junho, serão selecionados 5 concorrentes que passarão à final, que ocorrerá, a 8 de julho, novamente no Mercado da Vila, em Cascais.

Existirão dois momentos formativos, a 23 e 30 de junho, com a presença de chefs de renome que partilharão dicas culinárias com os concorrentes entre a semifinal e a final. 

O vencedor do primeiro prémio irá receber um Estágio remunerado no Cascais Food Lab, com a duração de um mês ou participação em três módulos de cozinha e pastelaria no Cascais Food Lab à sua escolha, e o Livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto.
 O prémio para o segundo lugar será um módulo de cozinha ou pastelaria no Cascais Food  Lab. O prémio para o terceiro lugar será uma Master Class no Cascais Food Lab. Os 10 concorrentes selecionados na fase de candidatura terão direito a um prémio de participação.

O júri será composto por: João D’Eça LimaCátia Goarmon, Chef Gilberto Costa (Escola Superior de Hotelaria do Estoril)
Cláudia Silva Mataloto (Cascais Food Lab), Sara Silva (Divisão de Juventude), Nuno Piteira Lopes (Vereador Câmara Municipal de Cascais)

Veja AQUI como foi a primeira edição