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Alunos do Mestrado em Food Design da ESHTE respondem ao desafio #foodchangers da F.O.R.K

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Alunos do Mestrado em Food Design da ESHTE respondem ao desafio #foodchangers da F.O.R.K
29 de Julho
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Alunos do Mestrado em Food Design da ESHTE respondem ao desafio #foodchangers da F.O.R.K
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Os alunos do Mestrado em Food Design da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril responderam ao desafio #foodchangers da organização sem fins lucrativos F.O.R.K. – Food Design for Opportunities, Research and Knowledge. 

Foi no âmbito do The Fork Organization Challenge que os alunos do curso de mestrado em Food Design da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) desenvolveram os seus projetos entre janeiro e julho 2022. Considerando o tema 'Experiencing and Envisioning Food Designing for Change' procurou-se que estes projetos se centrassem nas próximas gerações de consumidores, marcas alimentares, restaurantes e produtores. 

Neste contexto, o enfoque passou pela consciencialização para as questões alimentares, a redução do desperdício alimentar, a construção de confiança, a segurança alimentar doméstica, a nutrição e os aparelhos de cozinha inteligentes no que concerne à nova geração de consumidores; 

As novas utilizações culinárias de ingredientes antigos, os produtos à base de plantas, a rotulagem transparente, a honestidade e transparência das marcas, os alimentos sem embalagem e o aumento de novas dietas sustentáveis e equitativas no que diz respeito à nova geração de marcas alimentares; 

Os novos modelos de negócio, o cultivo dos nossos próprios alimentos, e a redução do desperdício alimentar relativamente aos novos restaurantes; e,

os novos sistemas de cultivo, a redução de desperdício alimentar, o aumento de eficiência e as condições de trabalho no que diz respeito às novas gerações de produtores.

Neste desafio em que os alunos participaram também na Barcelona Design Week 2022  para apresentar os seus projetos, outras escolas aderiram também ao desafio #foodchangers como a ELISAVA em Barcelona ou L’École de Nantes em França. 

Os projetos apresentados são os seguintes:

A'Proveito de João Costa. Propõe a criação de uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é reduzir a perda alimentar dos produtores locais, criando novas oportunidades para as pessoas com necessidades sociais aprenderem novas competências e terem instrumentos para comercializar e beneficiar de produtos essenciais. Oferece oficinas de colheita e de agricultura de produtores locais, onde poderão ganhar novas competências através do voluntariado e receber o que teria sido a perda de alimentos. Para estabelecer e encorajar um sistema circular dentro da comunidade, podem também aceder a uma plataforma online para comercializar “produto por produto”, permitindo às empresas locais vender bens essenciais para a alimentação. Para criar consciência sobre este projecto desenvolveu-se uma experiência que teve lugar no Mosteiro de Santa Maria do Mar, onde membros de instituições sociais e pessoas com necessidades sociais trabalharam em conjunto numa oficina de colheita e fizeram parte de um brunch utilizando apenas produtos colhidos localmente, incluindo o que teria sido a perda de alimentos no campo.

 

Vagar de Francisca Paiva é uma experiência alimentar imersiva que pretende fazer-nos reflectir sobre a forma como nos relacionamos com tempo através dos alimentos. Vagar está aberto a qualquer pessoa interessada em reflectir sobre estas questões do tempo, com o objectivo de se reconciliar com o momento presente através da alimentação. Experiências que têm lugar em ambientes naturais fazem desligar-nos da pressa do mundo exterior e entrar dentro desta cápsula do tempo que tem o presente como o seu destino. Este evento foi um ritual íntimo à volta da mesa, que teria lugar uma vez por mês, com um produtor para parar e nos levar a conhecer o tempo do que comemos. A primeira experiência decorreu na praia da Fonte da Telha com um tributo à Arte Xávega. 

 

ChopShop de Lisa-Maria Hiergeist propõe a criação de um espaço que transmite conhecimento em torno dos alimentos e cria uma comunidade consciente do impacto que os alimentos têm no nosso corpo, mente e ambiente. O cenário combina um restaurante, uma loja e uma cozinha. Os três ambientes propõem comida nutritiva, informação e inspiração para as pessoas mudarem os seus hábitos alimentares e viver uma vida mais saudável e feliz consigo próprios e com a sociedade. Na loja encontrarão produtos e histórias de produtores locais e literatura sobre alimentos, bem como alimentos a granel. A área da cozinha está centrada em torno de vários eventos como oficinas de cozinha ou jantares comunitários. O restaurante oferece um menu de mudança, que é co-criado pela comunidade, utilizando principalmente produtos locais e uma abordagem circular para reduzir o impacto da poluição ambiental. Cada área e actividade é criada para ser divertida e alegre, fazendo as pessoas sentirem-se à vontade. Por isso, estamos sempre à procura do equilíbrio certo entre indulgência e atenção.  Esta experiência em particular realizou-se no FoodLab (Câmara Municipal de Cascais), envolveu conhecimento e debate sobre os chamados super alimentos, uma ida ao mercado da Vila, a actividade de cozinhar um prato principal com os alimentos adquiridos no mercado em comunidade, o seu consumo e um diálogo sobre a experiência em si, sempre à volta da mesa.

 

Nativus de Orlando Sanches. "Sempre estive apaixonado por comida, e desde o início da minha viagem neste campo, eu sabia que ajudar os restaurantes a crescer e melhorar a sua qualidade foi um das minhas prioridades. A viver numa zona cheia de agricultores, sabia que o que se obtém dos produtos locais é mais saboroso, único e especial, obtendo melhores resultados. Mas eu também sei como é difícil encontrar e contactar os produtores. Para facilitar essa tarefa, desenvolvemos uma plataforma onde os chefs podem conhecer todos os produtores locais e os seus produtos e compreender como e quando o necessitam dos produtos. Tendo comunicação directa com os produtores e evitando intermediários, estamos a criar um sistema alimentar mais transparente, mais justo e mais próximo - devolvendo mais poder para os produtores e destaque/importância para os produtos.

 

Re.lembrar de Cátia Rodrigues. “A alimentação é algo que pode dizer muito sobre nós, as nossas tradições e culturas. Este projecto centra-se na preservação daquilo que esquecemos: ingredientes que fazem parte da nossa identidade. RE.LEMBRAR é um projecto  que assenta sobre uma revista sensorial para (re)descobrir os Ingredientes portugueses esquecidos.  O objectivo é criar um meio interactivo para ensinar as pessoas que valorizam a nossa gastronomia sobre os ingredientes que já não são utilizados, como o trigo barbela, a Muxama, o Cidrão, entre outros que estão a desaparecer da nossa memória. RE.LEMBRAR terá edições diferentes, cada uma focada num único ingrediente, estando disponível no pico da estação do referido ingrediente, juntamente com uma caixa sensorial para permitir que haja uma experiência sensorial. Neste contexto, poderão experimentar os alimentos, trabalhar com eles e criar novas memórias".