Passar para o conteúdo principal

Um dia triste para a gastronomia

Tipo de conteúdo
Notícias
Um dia triste para a gastronomia
20 de Julho
Imagem da notícia
Prémio Maria de Lourdes Modesto
Texto da notícia

Portugal sofreu uma lamentável perda na história da sua gastronomia nacional.

Maria de Lourdes Modesto ditou tendências, influenciou e transmitiu motivação para as pessoas irem para a cozinha, ganhando admiradores de todas as idades. Ocupa, assim, um lugar marcante na história da gastronomia nacional tendo sido desde sempre uma grande apaixonada pela cozinha alentejana e por tradições gastronómicas portuguesas.

Há poucos dias, a Câmara Municipal de Cascais prestou-lhe uma homenagem pela sua contribuição para a promoção da gastronomia também de Cascais, de que era munícipe, instituindo este ano o Prémio Maria de Lourdes Modesto para os novos talentos da culinária, na competição Cascais Júnior Chef. O troféu foi entregue à sua filha, Nucha, que ficou muito sensibilizada com a iniciativa.

Em 2018, recebemos das suas mãos o prémio "Melhor Capa" relativo ao livro "Receitas de Reis e Pescadores", para o qual contámos com o seu contributo. A grande referência da cozinha tradicional portuguesa deixou-nos dia 19 deste mês, mas a D. Maria de Lourdes Modesto deixou-nos também um legado enorme que todos temos o dever de preservar e divulgar.

A equipa vem por este meio lamentar a sua recente perda e enviar à família as nossas sinceras condolências.
Certos de que vamos honrar sempre o seu nome e a sua obra.

--------


O Cascais Júnior Chef foi promovido pela Jovem Cascais – Câmara Municipal de Cascais (CMC) em parceria com o Cascais Food Lab. Esta competição culinária dedicou-se aos jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Este ano, o Prémio Maria de Lourdes Modesto, foi atribuído ao vencedor do nosso evento.
Esta competição culinária pretende ser, também, uma forma de homenagear a cozinha portuguesa e as personalidades que têm contribuído para a promoção do nosso receituário no nosso país e no estrangeiro.
Ao longo de todas as etapas do Cascais Júnior Chef agradecemos ao júri que participou no evento:
 
Cátia Goarmon, atualmente o seu palco é a cozinha do 24Kitchen com o programa ‘Os Segredos da Tia Cátia’.

Cláudia Mataloto, atualmente dinamiza a área da gastronomia da Câmara Municipal de Cascais, sendo coordenadora do Cascais Food Lab.

Filipa Herédia, em 2020, entrou na Makro para Communication & Engagement Manager e em 2022 foi promovida a Head of Communication & Engagement. Fez também  teatro no Chapitô, é uma apaixonada pelo cinema e com a família anda sempre atrás das ondas.

Gilberto Costa, profissional de Cozinha e Pastelaria, licenciado em Produção Alimentar na Restauração e mestre em Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração, é hoje docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

João d’Eça Lima, filho de Cascais e chef de cozinha. É proprietário do restaurante “O Xisto”, em Penela.

João Mestre, um jovem apaixonado pela gastronomia e atualmente um dos elementos do projeto Cascais Food Lab e recentemente terminou a sua pós-graduação em Gestão do Turismo na Universidade Católica de Lisboa Business & Economics.
 
Nelson Félix, professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.
 
Sara Silva, responsável pela área da Juventude na Câmara Municipal de Cascais.