Passar para o conteúdo principal

Receitas com Estórias - A que sabem as suas raízes?

Tipo de conteúdo
Notícias
Receitas com Estórias - A que sabem as suas raízes?
21 de Maio
Imagem da notícia
Receitas com Estórias A que sabem as suas raízes?
Texto da notícia

Para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (21 de maio), o Cascais Food Lab e o Mediação Municipal Intercultural de Cascais lançam um desafio à comunidade estrangeira residente no nosso concelho - As Receitas com Estórias!

Com esta iniciativa pretende-se que os residentes estrangeiros em Cascais partilhem as suas receitas com o Cascais Food Lab e que ensinem a confecioná-las! O objetivo desta ação é acrescentar valor ao património gastronómico e cultural!  As Receitas com Estórias fazem parte das nossas identidades e refletem a pluralidade que existe dentro de nós. 

Pretende-se dar a conhecer receitas do Mundo que tragam boas lembranças e memórias do passado. Receitas de família, que já vêm dos bisavôs e que trazem aquela agradável sensação que se recorda com carinho: os sabores, os cheiros e as boas conversas à volta da mesa.

Deseja-se que as receitas revelem a diversidade cultural existente no nosso concelho e que tenham, sempre, uma estória associada. Desafiamos a comunidade estrangeira a procurar essas estórias e receitas preciosas nos livros antigos, nas caixas de recordações ou em conversas com familiares.

Para participar nesta iniciativa os interessados terão de preencher a ficha de inscrição, juntar fotografia da receita, dos ingredientes ou de algum momento relacionado com a memória da estória e enviar para info@cascaisfoodlab.pt.

Explicamos tudo neste vídeo

No final quere-se:
•    Reunir todo o material gastronómico e produzir um livro de receitas em formato de E-book;
•    Disponibilizar o E-book para download no nosso site: https://foodlab.cascais.pt/;
•    Selecionar as receitas que se destaquem pela representatividade da diversidade cultural e confecioná-las, sempre que possível, com a presença dos autores, no Cascais Food Lab, Mercado da Vila, em Cascais.