Passar para o conteúdo principal

A Quinta do Pisão é finalista no Prémio Europeu de Conservação da Natureza - Rede Natura 2000

Tipo de conteúdo
Notícias
A Quinta do Pisão é finalista no Prémio Europeu de Conservação da Natureza - Rede Natura 2000
15 de Junho
Imagem da notícia
Quinta do Pisão
Subtítulo da notícia

A Quinta do Pisão é finalista no Prémio Europeu de Conservação da Natureza - Rede Natura 2000 e conta com o seu voto aqui.

Texto da notícia

O projeto da Quinta do Pisão, em Cascais, é um dos 27 finalistas de um dos mais prestigiados prémios europeus de Conservação da Natureza. O vencedor final do prémio Natura2000 será conhecido em Setembro, após a votação online que está já a decorrer.

Localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão resulta de um complexo projeto de recuperação e valorização de terrenos agrícolas e florestais, num total de 380 ha, que se encontravam até então abandonados.

A quinta é caraterizada por um mosaico de vegetação extremamente rico, com uma grande diversidade de habitats e várias espécies de fauna merecedoras de estatuto de conservação. Ao criar este parque de natureza, a Câmara Municipal de Cascais pretende salvaguardar este património natural, cultural e histórico, dinamizando a paisagem humanizada e o espaço natural.

Assim, a recuperação desta vasta área teve o propósito de abrir o espaço à visitação e promover atividades de Natureza, como forma de reaproximar a população ao espaço natural. Atualmente, a Quinta do Pisão recebe uma média de 6000 visitantes por mês, disponibilizando uma panóplia de atividades da natureza.

O prémio europeu Natura 2000 distingue projetos singulares de conservação da natureza relacionadas com a rede Natura 2000, isto é zonas protegidas da União Europeia. É que as zonas naturais protegidas, como a rede Natura 2000 da UE, desempenham um papel fundamental na travagem da perda de biodiversidade na UE.

Se ainda não conhece a Quinta do Pisão veja o filme e depois vote!