A Michelin apresentou esta semana a seleção de restaurantes do Guia MICHELIN Espanha & Portugal 2023, na cidade espanhola de Toledo. Nesta edição, cheia de novidades para ambas as nações, Portugal conseguiu não só cinco novas estrelas como a independência de um guia próprio.
A cerimónia trouxe novidades ao Guia português, onde cinco restaurantes ganharam a sua primeira estrela Michelin, sendo uma destas dirigida ao primeiro restaurante vegetariano em território nacional. Ainda para Portugal, foi entregue uma estrela verde que reflete o compromisso para com a sustentabilidade.
O restaurante Encanto fez história com a companhia do chef José Avillez e do chef José Diogo, os responsáveis pelos espaço 100% vegetariano premiado com a sua estrela número um. Ainda numa visão mais sustentável, foi oferecida uma menção honrosa ao chef Diogo Rocha e uma estrela verde ao seu restaurante Mesa de Lemos, em Viseu.
Na entrega das estrelas seguiram-se o chef Paulo Alves, com o restaurante Kabuki (Lisboa), o chef Paulo Morais com Kanazawa (Lisboa), Eskalduna Studio (Porto) do chef Vasco Coelho Santos e ao Le Monument (Porto) do chef Julien Montbabut.
Para além da crescente lista de estrelas o novo guia português inclui sete novos restaurantes com recomendação Michelin e 15 novos nomes na lista dos Bib Gourmand, uma categoria abaixo das estrelas, onde são recomendados espaços com preços mais moderados e acessíveis.
A edição do Guia MICHELIN 2024 será apresentada em duas Galas separadas, uma em Espanha, e outra em Portugal, devido à organização de um evento próprio em Portugal, a Michelin já se encontra a trabalhar com o Turismo de Portugal para a promoção de um destino gastronómico europeu diferenciado.
Mais notícias