A Casa de Santa Maria foi o cenário para a experiência gastronómica, “O gosto de ler Cascais”, resultado de uma parceria entre o Mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias (MIACC) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e o Cascais Food Lab da Câmara Municipal de Cascais (CMC). Uma verdadeira viagem gastronómica influenciada por 8 escritores portugueses que encontraram na nossa vila o seu refúgio criativo e que deu origem à Rota Literária de Cascais desenhada por António Ribeiro, aluno de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da ESHTE no âmbito de um estágio que a CMC lhe facultou.
Este momento foi uma inspiradora articulação entre diferentes áreas do conhecimento como a literatura, o turismo e a gastronomia, proporcionando aos convidados a vivência do património, da identidade cultural e da autenticidade da comunidade de Cascais.
Os pratos servidos interpretaram os escritores e as suas obras literárias revelando-se numa prática criativa e comunicativa, potenciando diferentes receções e perceções das suas produções literárias. Exemplo disso foi a entrada ‘Kvass de morango, vieiras, ameixas caramelizadas em miso, pêssegos frescos e nastúrcios’, reportando-nos para a “agreste natureza de morangos selvagens, capuchinhos e abrunhos de Sintra” inspiração do livro “Viagens na minha terra”, de Almeida Garret.
Este jantar teve o apoio da Costa Nova, da Impaccto e da Casca Wines.
Mais notícias