Passar para o conteúdo principal

Cascais participa nas IX Jornadas de Sustentabilidade

Tipo de conteúdo
Notícias
Cascais participa nas IX Jornadas de Sustentabilidade
18 de Novembro
Imagem da notícia
Cascais participa nas IX Jornadas de Sustentabilidade
Texto da notícia

Em tempos de transformação, Basque Culinary Center (centro de formação e inovação implantado em San Sebastián) e FRU.TO | diálogos do alimento (no Brasil), organizam em conjunto esta jornada especial - Alimento como ferramenta de Transformação - para falar sobre sustentabilidade e conectar o setor da gastronomia com algumas das realidades ambientais, económicas e sociais que estão no horizonte, em parceria com especialistas internacionais.

A plataforma FRU.TO foi criada pelo chef brasileiro Alex Atala e Felipe Ribenboim para impulsionar diálogos globais em torno do alimento e conta com o patrocínio da Diputación Foral de Gipuzkoa.

Portugal estará representado no evento pela Autarquia de Cascais que irá divulgar e promover o trabalho que tem sido desenvolvido através do projeto da Cascais Ambiente - Terras de Cascais. Será, assim, dinamizado o  Workshop - Alimento como ferramenta de transformação: as hortas urbanas, os cidadãos e a comida local.

Desta forma Cascais estará representada pelo Administrador da Cascais Ambiente, Luís Capão, que irá estar acompanhado chef Frederic Breitenbucher, do Hotel Albatroz na horta da Quinta do Pisão,  para colher legumes frescos que depois cozinhá-los durante o webinar. 

O desígnio ambiental da autarquia teve o seu início em 2009 com o projeto das hortas comunitárias. Atualmente existem 26 terrenos, espalhados por 16 500 metros quadrados e geridos por 550 hortelãos informais.  De referir que existe uma preocupação em garantir a formação contínua das pessoas para que não abandonem talhões a seu cargo.

As hortas ajudam famílias que podem tornar-se mais auto sustentáveis, como também servem propósito de doarem alimentos aos mais carenciados. A horta da Quinta do Pisão, produz 50 toneladas (ano) de produtos biológicos. Grande parte destes produtos são vendidos no local, outros vão para cabazes e uma boa parte é direcionada para a rede social. A horta do Brejo, na prisão de Tires, também está vocacionada, quer, para a venda ao público, quer, para a doação.

Recentemente a autarquia adquiriu o Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, e está a replantar vinha para voltar a existir registos do  Vinho de Carcavelos dentro nosso concelho. Atualmente já existem 19 viticultores distribuídos por outras vinhas comunitárias. 

Mais informações sobre o evento e inscrições: aqui