Passar para o conteúdo principal

Utensílios

UTENSÍLIOS

 

utensílios

 

FACAS:

As melhores facas que pode comprar são de lâmina em aço inoxidável com alto teor de carbono, são fáceis de afiar e não perdem o brilho.
| 1 Faca de tornear – Pequena faca com lâmina em meia-lua.
| 1 Faca para descascar legumes – Pequena faca de lâmina reta com aproximadamente 10 cm.
| 1 Faca de Chef ou de trinchar – Grande faca afiada com lâmina de 20-25 cm.
| 1 Faca para cortar pão – Faca grande com lâmina de serrilha.
| 1 Faca para filetes – Faca de lâmina afiada e ligeiramente flexível, com aproximadamente 15 cm.
| 1 Faca de desossar – Faca de lâmina reta com pelo menos 18 cm de comprimento.

Nota: Uma boa tabua de corte faz toda a diferença na preparação dos seus alimentos. Acompanhe uma boa faco com uma tabua de qualidade.

 

UTENSÍLIOS PARA PESAR E MEDIR:

| 1 Copo medidor – Os melhores copos apresentam várias medidas para diversos produtos.
| 1 Balança – Prefira as digitais de maior precisão.

 

OS MATERIAIS DA SUA COZINHA:

Cobre
O cobre é um excelente condutor de calor, permitindo um aquecimento rápido e uniforme dos alimentos. Os conjuntos de cozinha em cobre que são fabricados hoje em dia levam um revestimento de aço inoxidável, solução para a prevenção da formação do verdete, substancia toxica. O cobre é o material mais caro e mais difícil de lavar.

Aço inoxidável
É o material mais resistente e fácil de lavar que podemos encontrar, além que não reage com os alimentos, não alterando assim os sabores. O aço é um mau condutor de calor e por isso os utensílios de qualidade feitos em aço inoxidável têm um fundo duplo ou até mesmo triplo (uma camada de cobre e/ou alumínio encastrada no fundo de aço).

Alumínio
É um material sensível a ácidos, não sendo por isso adequado para determinados tipos de alimentos. Para combater este problema fabrica-se conjuntos de alumínio anodizado, que perde a sensibilidade aos ácidos. Alguns apresentem até um revestimento de aço inox. Os conjuntos feitos em alumínio são ótimos para refogados e fritos.

Anti-aderentes
Revestidos com teflon ou silicone, estes materiais possuem a vantagem de permitir cozinhar com pouca gordura sem que os alimentos agarrem. Deve-se ter especial cuidado para não danificar o revestimento de teflon, para tal utilize utensílios de madeira ou silicone nestes conjuntos.

Ferro fundido
Este material é uma liga de ferro e carbono que se caracteriza por ser bastante pesado e solido. Aquece muito lentamente mas mantem o calor de forma excecional, ideal para cozinhados lentos e prolongados.

Vidro temperado e porcelanas
Material prático que não reage com nenhum alimento nem absorve maus cheiros. Ideais para utilizar no forno. Não permitem uma boa condução do calor.

Barro
Suporta mal o calor, deve ser utilizado para cozeduras lentas em lume brando ou sobre brasas de lareira.