Passar para o conteúdo principal

Comer, Orar e Amar, de Elizabeth Gilbert

Vamos "Comer, Orar e Amar"?

 

Vamos "Comer, Orar e Amar"?/Livros com sabor

 

Este livro é daqueles que na nossa estante está sinalizado a néon com as palavras “voltar a ler, sempre”. Para além de ser uma fantástica micro-autobiografia da escritora e jornalista Elizabeth Gilbert, é um lembrete de como Itália é aquele lugar pecaminoso onde perdemos a compostura e devoramos a sua gastronomia com gula assumida!

A Itália é primeira paragem deste livro, país que agora trazemos aconchegado no nosso coração, como tantos outros. De repente, e pelas piores razões, parece que fazemos todos parte de um só país. Nunca a Aldeia Global fez tanto sentido. 

Falamos-lhe deste livro porque ele desperta em nós saudades dos locais onde já fomos tão felizes e à medida que o relemos, fazemos juras de um regresso breve (na medida da possível). Não queremos engordar 23 quilos como a autora, mas não nos importamos de trazer mais um ou dois quilos de alegria gastronómica italiana para casa.

Admiramos pessoas que como a autora deixam tudo para trás, casa, emprego, uma vida tranquila e seguem em frente à procura, muitas vezes, de algo que nem sabem bem o que é. Algo que vão descobrindo ao longo da sua viagem interior. Essa é a grande viagem. Elizabeth Gilbert decidiu “Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia". Ora nós adoramos o início desta viagem, porque começa pelo verbo comer! Um dos elementos da nossa equipa já teve o privilégio de estagiar em Itália e como devem calcular, refere muitas vezes, a alegria inata daquele povo, a devoção pela comida e pela felicidade e deleite à volta da mesa.
Em Roma, Elizabeth Gilbert estudou a arte do prazer, aprendeu a falar Italiano. Na  Índia praticou a arte da devoção. Em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina e apaixonou-se. 

E você que já leu o livro, qual o verbo que lhe tocou mais no coração?

Se quiser ler ou reler o livro sugerimos que prepare a receita Sorbet de “pappa al pomodoro", com calma e muito amor.  Depois sente-se no lugar mais confortável de sua casa e delicie-se a comer, a ler e a agradecer. A gastronomia e os livros são daqueles prazeres que polvilham a nossa vida de emoções e deixam umas gramas de felicidade.