Passar para o conteúdo principal

O livro secreto de Frida Kahlo, de F. G. Haghenbeck

O livro secreto de Frida Kahlo

O livro secreto de Frida Kahlo

/Livros com sabor

 

F. G. Haghenbeck é um escritor e argumentista premiado. Este autor mexicano é conhecido pelos seus romances policiais sobre a idade de ouro de Hollywood. Lançou em 2018 “O Livro Secreto de Frida Kahlo”. Com este seu trabalho o autor juntou num romance, repleto de realismo mágico, receitas culinárias e uma biografia ficcionada da grande artista mexicana.

“Após sofrer um grave acidente e morrer pela primeira vez, Frida Kahlo teve um encontro com a Morte, que lhe propôs um acordo: para voltar a viver, a jovem teria de lhe preparar todos os anos uma oferenda no Dia de Mortos.”

Neste livro pode encontrar as receitas que a icónica artista confecionava com paixão e que anotava num pequeno caderno onde relatava memórias e vivências da sua infância. Esse caderno chamava-se “O Livro de Hierba Santa” (Hierba Santa trata-se de uma erva de folhas macias, com um forte sabor a anis).

Já se imaginou a confecionar o Tiramisu, receita que a fotógrafa Assunta Adelaide Luigia Modotti Mondini passou a Frida? Tina era a alma gémea da artista e “um furacão de passagem pela terra”. Ou o “Lúcio Vermelho de Coentrada”, uma refeição para Trotsky? E porque não aventurar-se nos “Chiles en Nogada da Lupe”? Não existe prato mais mexicano.

Este livro relata a vida de Frida Kaho, a sua imensa paixão por Diego Rivera, a sua vivência com personalidades marcantes como Leon Trotsky,  intelectual marxista e revolucionário bolchevique ou com a pintora norte americana Georgia O’Keeffe. 

Entre estórias cruzam-se receitas. Um romance para os amantes de uma boa biografia mas com o bónus de testar, na cozinha, as receitas desta mulher cuja vida foi um misto de dor, talento, entrega e paixão. Frida encarava a vida, sempre, com o seu “olhar frontal”.