Data
10h00 às 14h00
Preço
55€ (inclui almoço
e certificado de participação)
Inscrições para:
info@cascaisfoodlab.pt
Local
Cascais Food Lab
Mercado da Vila, Cascais
Regressamos com mais uma edição do maravilhoso workshop de Massa Fresca by chef Breno Naar! Aqui o objetivo será ensinar os fundamentos da produção artesanal de massa fresca, abordando aspetos técnicos, históricos e práticos, com foco na preparação manual de diferentes formatos de massa.
Para além disso o chef irá: Apresentar os ingredientes básicos e proporções da massa fresca tradicional; Ensinar a técnica de sova manual e descanso da massa; Demonstrar e orientar a abertura da massa; Trabalhar diferentes formatos de pasta: longas, recheadas e com sabores; Abordar recheios e molhos clássicos, com foco em harmonização.
-
Introdução teórica: História da massa fresca, diferenças entre massas, tipos de farinha e ovos, proporções e variações de receita, técnicas de sova e descanso, texturas, cortes e formatos.
-
Demonstração técnica: Preparação da massa, sova, abertura e modelagem de três formatos: tagliatelle, ravioli e formato livre.
-
Atividade prática: Os grupos preparam uma massa fresca, um formato longo e dois recheados. Recheios e molhos simples já estarão prontos para finalização e degustação.
-
Finalização e degustação: Cozimento e degustação coletiva com comentários técnicos e discussão.
Sobre o chef:
Breno Naar é cozinheiro desde a infância, descobriu nas panelas a sua profissão.
Trabalhou com diversos grandes chefs, como Roland Villard no extinto ‘Le Pré Catelan’; Michel Guérard, no três estrelas Michelin 'Le Prés D’Eugénie’, ao sul de Bordéus e Diego Muñoz, no 'Astrid y Gastón', em Lima, no Perú. No Rio, além de trabalhar no Restaurante Mitsuba, esteve à frente do Restaurante Aprazível e das cozinhas do Copa Star.
Hoje é chef do restaurante Sult Cascais, italiano que faz dos produtos locais portugueses o seu trunfo.