As Jornadas Portuguesas de Gastronomia realizadas pelo Município de Cascais são uma iniciativa que tem como principal objetivo promover e valorizar o património gastronómico de Portugal, destacando a riqueza e diversidade das tradições culinárias de diferentes paisagens. Trata-se de uma oportunidade para explorar a história, a cultura e a evolução da gastronomia portuguesa, englobando a divulgação de pratos tradicionais, produtos locais e práticas consagradas de produção e confeção.
As jornadas são fundamentais para fortalecer a visibilidade da gastronomia portuguesa no cenário nacional e internacional, promovendo Portugal como um destino de turismo gastronómico.
As II Jornadas vão-se realizar nos dias 26 e 27 de março de 2026, em parceria com a rede transnacional DIAITA, da Universidade de Coimbra, dedicadas ao tema: Cozinha Saloia.
Com estas jornadas pretende-se debater o passado, presente e futuro da herança cultural e gastronómica de “Ser Saloio”. Os trabalhos pretendem refletir sobre a importância de preservar as tradições gastronómicas, fundamentais para manter viva a identidade cultural do povo desta região. A comida reflete a sua história, valores e modos de vida, funcionando como um elo entre gerações e reforçando os laços familiares e comunitários. Para além disso, a gastronomia saloia promove a diversidade cultural, apoia a economia local — nomeadamente através do turismo gastronómico — e contribui para a sustentabilidade, ao valorizar ingredientes e técnicas autênticas e ao combater a homogeneização global.
As I Jornadas Portuguesas de Gastronomia tiveram lugar em março de 2025 no Centro Cultural de Cascais, subordinadas ao tema "A doçaria portuguesa: passado, presente e futuro". Saiba tudo sobre esta edição aqui.
Mais notícias