Data
11h00 às 15h00
Preço
Local
Cascais Food Lab,
Mercado da Vila, Cascais
Já se sabe que o Cascais Food Lab adora celebrações e que não perde uma boa oportunidade para se associar a ocasiões que envolvam cultura e, claro, comida!
No próximo dia 17 de março, domingo, comemora-se o principal feriado da Irlanda, que homenageia o padroeiro Saint Patrick’s.
Em Cascais esta data também já faz parte das nossas celebrações. Este ano, o Mercado da Vila vai vestir-se de verde, branco e laranja e haverá música, dança, irish coffee e outras atividades para todos.
Quem se quiser juntar à nossa mesa, ao almoço, terá a oportunidade de degustar uma ementa irlandesa, capaz de nos transportar até Dublin, Cork, Limerick ou Galway...
O programa começa às 11h com uma visita guiada e exclusiva ao Museu Condes de Castro Guimarães, apresentação de danças irlandesas já no Mercado da Vila e degustação de Irish Coffee, bebida tão apreciada na Irlanda. O almoço será servido para 30 pessoas. As entradas serão Leek potato soup with cream and herbs e Scallops with black pudding and crispy Parma ham, receitas tradicionais desta época festiva. Em destaque, para o prato principal estará o Chargrilled Spring Lamb, um prato tradicional irlandês onde se destaca o cordeiro grelhado. O Soda Bread, que é um pão que entre outros ingredientes leva bicarbonato de sódio, será também degustado. Este é rápido de fazer, rico e tenro e é muito tradicional comer-se no dia de São Patrício. Para terminar será servido Rhubarb Crumble with vanilla custard, uma tentação difícil de resistir. Para acompanhar estas iguarias não faltarão bebidas típicas irlandesas, como a Guiness.
O que lhe parece?
Mas quem foi Saint Patrick?
Este santo nasceu no seio de uma família rica inglesa, mas, em jovem, foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Aí viveu em cativeiro por alguns anos até conseguir fugir e regressar ao seu país. Por essa altura, tornou-se bispo da igreja católica e em 432 declarou ter recebido um chamamento divino, que o mandou regressar à Irlanda para evangelizar os celtas pagãos.
Há sempre uma lenda…
E esta explica o porquê de o trevo de 3 folhas ser um símbolo tão importante na Irlanda.
Conta a lenda que São Patrício se valeu da popularidade do trevo de 3 folhas entre os povos nativos da Irlanda, que o consideravam um símbolo de sorte, e usou-o na evangelização dos pagãos celtas. São Patrício explicava a doutrina da Santíssima Trindade comparando-a à folha do trevo, que sendo uma, se divide em três, tal como Deus que, sendo um, é Pai, Filho e Espírito Santo.
Se vai celebrar São Patrício, vista-se de verde.
Durante as festividades é tradição as pessoas usarem a cor verde, bem como iluminarem, dessa cor, prédios, monumentos, rios, bem como comidas e bebidas. O verde está associado à paisagem Irlandesa. A alta incidência de chuva e neblina pintam-na de um verde infinito. Por isso chamar-se Ilha Esmeralda. Em Cascais o edifício dos Paço do Concelho e o Museu Condes Castro Guimarães vestem-se a rigor! Sabia que o edifício onde está instalado o Museu - a Torre de São Sebastião - foi mandado construir, em 1897, por Jorge O’Neill que tinha origem irlandesa. Existe uma sala onde o teto é decorado com trevos de três folhas, o símbolo da Irlanda (Shamrock).
Com água na boca? Como não...?
Parceiros do evento: Associação de Turismo de Cascais | Fundação D. Luís I | Mercado da Vila | Embaixada da Irlanda | Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril | Makro Portugal | Casca Wines | Costa Nova | Delta Cafés | Florista do Mercado