Vamos revisitar um livro com sabor a clássico? ‘Mulherzinhas’ de Louisa May Alcott publicado em 1868 aborda a história de quatro irmãs. Quem é que não conhece a Meg, a Jo, a Beth e a Amy? Mesmo que ainda não tenham tido a oportunidade de ler o livro, certamente já assistiram às várias adaptações do mesmo ao cinema e recordam-se bem da história desta família que decorre entre os anos de 1861 e 1865, durante a Guerra Civil Americana.
As irmãs (personagens principais desta narrativa), pelas quais é impossível não nos apaixonarmos, passam por bastantes dificuldades decorrentes da ida do seu pai para a guerra e dos problemas económicos que reinam no seio da família. No entanto, a força dos laços que as unem e a sua capacidade de resiliência ajudam-nas a enfrentar os desafios e a seguirem em frente apesar de todos os obstáculos que vão surgindo ao longo da história.
Meg é a obediente, Beth a pacificadora, Amy a vaidosa e Jo aquela que tem uma forte personalidade e que escreve no sótão da casa. Dizem que esta personagem foi inspirada na própria autora, Louisa May Alcott. As quatro irmãs, apesar de tudo, mantêm-se fiéis os seus sonhos vivendo os dias com esperança. Esta é uma história que nos relembra que o amor e a coragem podem ser mais fortes que as armadilhas que a vida nos prepara.
Quem não se recorda do dia em que Jo teve de trocar a escrita pela culinária e a coisa não correu lá muito bem. Sofrendo de uma ansiedade, natural para quem não dominava a arte gastronómica (quem nunca?), sem querer pedir ajuda aventurou-se e “o almoço que serviu acabou por se transformar numa verdadeira anedota”. Os espargos cozeram durante uma hora, resultado? As cabeças estavam cozidas demais e os talos duros. Esqueceu-se do pão no forno enquanto preparava o molho para a salada, resultado? O pão ficou preto. E a lagosta? Bom, para Jo, um verdadeiro mistério. Depois de tanto martelar concluiu que a carne se perdia no meio da alface…
Inspire-se nesta passagem do livro e aventure-se na cozinha. Uma coisa é certa, consigo a refeição não será uma anedota, se seguir passo a passo a nossa receita de Salada de Lagosta à Moda de Cascais, prometemos muito sucesso à mesa.
Louisa May Alcott foi uma escritora reconhecida no panorama da literatura juvenil. Filha de pai filósofo e professor, a autora cresceu rodeada de intelectuais. Louisa foi também conhecida pelas posições que assumiu em defesa da abolição da escravatura e do direito de voto para as mulheres.