Passar para o conteúdo principal

Pão com Coração – Um projeto de pessoas para pessoas

Pão com coração

Trata-se de um projeto de empreendedorismo social da Câmara Municipal de Cascais, dinamizado pelo Cascais Food Lab em parceria com várias Instituições, nomeadamente IPSS, Instituições de Ensino, Empresas e a própria sociedade civil. 

A padaria de aplicação criada no Cascais Food Lab, sob o nome “Pão com Coração”, é um catalisador social que permite receber os jovens que frequentam as IPSS’s do concelho, promover a sua inclusão social, acompanhá-los na inserção no mercado de trabalho e atuar como facilitador na sua vida ativa.

Nasceu de uma vontade de dar uma resposta para a transição destes jovens com necessidades especiais na vida ativa, por forma a que os mesmos tenham a sua autonomia financeira e sejam valorizadas e reconhecidas as suas aptidões pela sociedade. Este é um projeto pensado para os mais de 2 mil jovens com necessidades especiais que existem no nosso concelho. Mas, é também um local para desenvolvimento de técnicas e partilha de experiências para todos os públicos e de todas as idades e um local de formação de recursos especializados e I&D.

Em Portugal existem 6.096 empresas do setor da panificação e pastelaria industrial, que representam €730M no mercado, com tendência para o crescimento. É um setor dinâmico, com oferta e inovação em crescimento. Há necessidade de recursos humanos especializados e existem várias oportunidades para a inserção destes jovens que estão agora em formação. Trabalharemos com o tecido empresarial local por forma a consolidar essas oportunidades.

A oferta formativa e o currículo estão adaptados às necessidades atuais do mercado e do consumidor que procura produtos na área da padaria e pastelaria mais saudáveis e uma maior variedade, mas também pretende resgatar os produtos tradicionais e artesanais. 

Além da vertente social, a produção local, a sustentabilidade e a proteção ambiental são outras das preocupações na implementação deste projeto, dinamizando e possibilitando aos jovens em formação o contacto com projetos desta natureza, através de visitas e experiências, para que as mesmas possam completar a sua formação.

A CERCICA, parceira de primeira hora neste desafio, permitiu a concretização do projeto, contribuindo não só com o seu saber na área da formação como na formação específica para este público. Em conjunto construímos um plano de formação adaptado ao atual mercado de trabalho e aos 8 formandos que iniciaram já a sua aprendizagem. O apoio académico, através do “saber fazer” da parte da ESHTE tem sido fundamental para que os formadores possam passar os seus conhecimentos, experiências e aprendizagens diariamente a esta turma.

Gostamos de dizer que cada pão conta uma história e é sempre feito com muita dedicação e carinho, com o coração e que todos podem fazer parte desta história, apoiando e participando neste projeto que é de cada um e é de todos!


É também um local para:

  • o desenvolvimento de técnicas e partilha de experiências, para todos;
  • o acesso a recursos para a formação especializada;
  • e I&D para a indústria de panificação e pastelaria, do concelho de Cascais.


O que se pode fazer no local?

  • Formação acreditada através das entidades parceiras
  • Formação básica público em geral
  • Workshops  e experiências gastronómicas público em geral
  • Formação avançada e especializada estudantes e profissionais do sector
  • Projetos de I&D
  • indústria da panificação e pastelaria
     

Cada pão conta uma história. Faça parte desta!