Passar para o conteúdo principal

Aniversário da Rainha D. Maria Pia de Sabóia | Experiência Gastronómica e Cultural | 16 outubro 2023

Aniversário da Rainha D. Maria Pia de Sabóia

Através de uma recriação de ambiente, mesa, ementa e num enquadramento histórico que pressupõe uma encenação de alguns episódios de época a recriar, os participantes podem usufruir de um jantar temático. A ementa terá por base o receituário gastronómico da época.

16 de outubro 2023 | Casa de Santa Maria | Cascais
Valor - 110 €
Vagas limitadas
Inscrições abrem em setembro - info@cascaisfoodlab.pt
Convidada especial – Guida Cândido (a confirmar)

D. Maria Pia de Sabóia é pedida em casamento, por D. Luís, numa carta dirigida a Vìtor Emanuel II, seu pai. Após o casamento por procuração em Turim, é recebida em Belém por D. Luís que prepara o Palácio da Ajuda para ser a sua futura casa. Mãe do futuro Rei D. Carlos, a sua ligação a Cascais foi amplamente registada em fotografias que testemunham o quotidiano da família real nos dias de veraneio. 

Em 1865 D. Luís I e D. Maria Pia de Sabóia iniciam uma série de viagens ao estrangeiro e são influenciados pelas novas tendências à mesa. Como é o caso do «serviço à russa» e do uso de menus, introduzido por Urbain Dubois (chefe de cozinha de Guilherme I, rei da Prússia). Os menus eram, na maior parte dos casos escritos em francês. No Palácio da Ajuda o almoço tomava-se de manhã e não incluía o prato de assado, tinha apenas uma entrada e uma sobremesa. O jantar, que habitualmente se servia às 18h00, em dias de festa era servido a uma hora mais tardia e dele faziam parte mais pratos do que era habitual, o assado e o punch não podiam faltar. Tomava-se Carcavelos Seco com a sopa. Uma das sobremesas que não podia faltar era o arroz-doce. Nos palácios do Estoril, Sintra e Ajuda a rainha organiza almoços, jantares e piqueniques na praia e no campo. Mas grandes festas decorriam no Palácio da Ajuda, inclusive os festejos de casamento do seu filho D. Carlos com D. Amélia.

D. Maria Pia dedicou-se de forma intensa a atividades de beneficência, era conhecida como o Anjo da Caridade e Mãe dos Pobres. A primeira causa que recebeu o seu apoio foi o Asilo da Infância Desvalida. Mulher de coragem nos momentos decisivos, interessada pelos assuntos da época, dedicada ao marido e à dinastia, mãe extremosa, esta rainha consorte foi amada pelos portugueses.

Neste jantar teremos como convidada especial Guida Cândido (a confirmar) autora dos livros “Cinco Séculos à Mesa - 50 Receitas com História” (com o qual venceu os prémios Gourmand Award 2016 na categoria Receitas Históricas e Portugal Cookbook Fair 2017 na categoria Livro do Ano) e “Comer Como uma Rainha - O receituário real do século XVI ao século XX” (distinguido com o prémio internacional de Literatura Gastronómica 2019).  O menu servido no dia será inspirado nos livros da Guida Cândido.


Parceiros do evento: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | Fundação D. Luís I | |Casca Wines | Costa Nova | Imppacto – Catering & Eventos 
 

Categoria