Data
19h00 às 21h00
Preço
40€
Informações/Inscrições através do: info@cascaisfoodlab.pt
Lugares Limitados!
Local
Cascais Food Lab,
Mercado da Vila,
Cascais
Já se sabe que o Cascais Food Lab adora celebrações e que não perde uma boa oportunidade para se associar a ocasiões que envolvam cultura e, claro, comida!
Ora, no dia 17 de Março comemora-se com música, comida, bebida, desfiles e diversão o principal feriado da Irlanda, que homenageia o padroeiro Saint Patrick’s e é a partir de uma mesa bem decorada, com recurso às flores que despontam na primavera e de preferência aquelas com as cores da bandeira da Irlanda: verde, branco e laranja, que serviremos um jantar, que será preparado pelos alunos da licenciatura em Produção Alimentar da ESHTE, sob orientação do Chef António Pires, capaz de no transportar até Dublin, Cork, Limerick ou Galway...
O que lhe parece?
Mas quem foi Saint Patrick?
Este santo nasceu no seio de uma família rica inglesa, mas, em jovem, foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Aí viveu em cativeiro por alguns anos até conseguir fugir e regressar ao seu país. Por essa altura, tornou-se bispo da igreja católica e em 432 declarou ter recebido um chamamento divino, que o mandou regressar à Irlanda para evangelizar os celtas pagãos.
Há sempre uma lenda…
E esta explica o porquê de o trevo de 3 folhas ser um símbolo tão importante na Irlanda.
Conta a lenda que São Patrício se valeu da popularidade do trevo de 3 folhas entre os povos nativos da Irlanda, que o consideravam um símbolo de sorte, e usou-o na evangelização dos pagãos celtas. São Patrício explicava a doutrina da Santíssima Trindade comparando-a à folha do trevo, que sendo uma, se divide em três, tal como Deus que, sendo um, é Pai, Filho e Espírito Santo.
Se vai celebrar São Patrício, vista-se de verde.
Durante as festividades é tradição as pessoas usarem a cor verde, bem como iluminarem, dessa cor, prédios, monumentos, rios, bem como comidas e bebidas. O verde está associado à paisagem Irlandesa. A alta incidência de chuva e neblina pintam-na de um verde infinito. Por isso chamar-se Ilha Esmeralda. Em Cascais o edifício dos Paço do Concelho e o Museu Condes Castro Guimarães vestem-se a rigor! Sabia que o edifício onde está instalado o Museu - a Torre de São Sebastião - foi mandado construir, em 1897, por Jorge O’Neill que tinha origem irlandesa. Existe uma sala onde o teto é decorado com trevos de três folhas, o símbolo da Irlanda (Shamrock). Aproveite e faça uma visita virtual 3D ao Museu: https://bit.ly/3poNgCF.
E a pergunta que se impõe...
Mas afinal quais são as iguarias perfeitas para este dia e que vamos servir ao jantar?
Corned-beef boil, é o prato tradicional do St. Patrick’s Day. Uma combinação de carne salmonada com repolho. Este prato faz o matching perfeito com a bebida mais consumida da festa, a cerveja! Mas o Irish Guinness Stew também tem destaque neste dia. Trata-se de um guisado muito conhecido internacionalmente. Na Irlanda são comuns os pratos com batatas e nesta época festiva ainda mais. O clima da ilha é perfeito para este tubérculo. Por isso, nestas celebrações, as Herb Roasted Potatoes, batatas assadas com ervas, são um dos pratos eleitos para abrilhantar a mesa. Antes de passarmos para a sobremesa temos de falar do White Soda Bread, um pão que entre outros ingredientes leva bicarbonato de sódio. Rápido de fazer, rico e tenro, liga muito bem com ensopado de carne, especialmente no dia de São Patrício. Para terminar serve-se o Irish Apple Cake with Custard Sauce, um bolo de maçã delicioso. Mas o que faz toda a diferença nesta iguaria é o molho de creme. Derramado, quente, sobre uma fatia torna-se uma tentação difícil de resistir.
Com água na boca? Como não...?